Atividade para ensinar as partes de um computador para crianças da 8ª série

••• Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

A tecnologia está presente diariamente na vida dos estudantes e algumas vezes eles preferem aprender os conceitos mais complexos antes do básico. Mesmo com a familiaridade que alguns estudantes possam ter, talvez eles não conheçam os termos corretos dos componentes de um computador. Os professores de informática tem em mãos vários tutoriais e jogos disponíveis para ensinar sobre os componentes de computadores, simples até para alunos da 8ª série.

Busca

Peça para que os alunos procurem em um cômodo bagunçado por peças de computador, como processadores e caixas de som. Os estudantes podem passar um tutorial que os ensinará sobre essas partes, antes de a brincadeira começar. Ao encontrar o objeto, a criança deve mover o mouse e clicar sobre ele. Se acertar, o aluno segue para o próximo item; caso não, outro estudante deve continuar a busca. O jogo é simples e pode ser utilizado como uma revisão sobre as peças para um quiz ou teste.

Pares

Outro jogo que introduz os estudantes às partes do computador é o jogo dos pares, onde as crianças devem encontrar a palavra impressa que corresponde a uma imagem de uma parte do computador. Os alunos devem clicar em "Start" (Início) para começar e clicar nos quadrados até que todos os pares sejam revelados. Se um par estiver correto, ele ficará visível; caso não, eles ficarão invisíveis e o estudante deve continuar procurando pelos pares correspondentes.

Termos-chave

Para professores que buscam tutoriais para os alunos, o "Burton's Room" é um site de fácil acesso que contém termos e imagens-chave que ensinam os alunos sobre as partes do computador. Os alunos podem iniciar clicando no computador do Burton, que os levará a uma introdução passo-a-passo ao computador ou a um conjunto de termos, que oferecem uma lista mais detalhada sobre seus componentes.

Entrada e saída

Para tutoriais mais específicos, a ABCya! oferece um aula sobre dispositivos de entrada e saída. Os alunos primeiro passam por uma breve apresentação sobre o que são dispositivos de entrada e saída. Em seguida, eles são levados a um mini-game onde devem decidir se os dispositivos mostrados são de entrada ou saída. Se a resposta for correta, ele passará para a próxima; caso não, o aluno terá uma segunda chance antes de seguir em frente.

Mais recentes

×