Atividades para adultos deficientes visuais
The Bowling image by Nikolay Kapustin from Fotolia.com
Se você acha que ter uma deficiência visual limita a sua capacidade de se divertir e ser ativo, saiba que muitos adultos cegos e deficientes visuais são capazes de praticar esportes e participar das mesmas atividades apreciadas por aqueles que enxergam normalmente. Embora certas atividades tenham que ser modificadas de diferentes formas para se tornarem mais acessíveis, elas ainda podem ser realizadas.
Esportes
Muitos esportes sociais populares podem ser jogados e apreciados por adultos com deficiência visual. Alguns desses esportes, como o boliche, podem ser jogados com pequenas modificações – no caso do boliche, basta colocar barras ao longo das calhas. Outros, como o golfe, são bem mais modificados para que sejam mais agradáveis para os deficientes visuais. Estes esportes e muitos outros são comumente jogados por esses adultos que têm suas próprias organizações, como a American Blind Bowling Association (Associação Americana de Boliche Cego) e a Association and the United States Blind Golf Association (Associação de Golfe Cego dos Estados Unidos).
Artes
As pessoas com deficiência visual podem se interessar pelas artes. Por exemplo, aqueles que se sentirem confortáveis no palco podem se interessar por uma organização como a Theater Breaking Through Barriers (Teatro Quebrando Barreiras) anteriormente conhecida como Theater By The Blind (Teatro Pelos Cegos). A TBTB é dedicada a organizar grupos de teatro apenas com deficientes visuais e pessoas com outros tipos de deficiência. Também podem querer tentar a música, aprendendo a tocar um instrumento, por exemplo. Algumas empresas e organizações oferecem aulas de música com instruções apenas faladas..
Viagem
Mesmo que ver os pontos turísticos possa ser uma parte fundamental de toda viagem, mas até mesmo os viajantes que têm dificuldade de enxergar podem se divertir. Se você é cego ou deficiente visual, viajar – seja sozinho ou em grupo – pode ser tão empolgante quanto relaxante. Você pode não tirar muitas fotografias, mas a visão é apenas um aspecto da viagem -- você também estará exposto a novos sons, cheiros, temperaturas, alimentos e atmosfera. Ao explorar uma nova área, com tudo o que há para ouvir, saborear e sentir, você pode descobrir mundos inteiramente novos – mesmo se você nunca vê-los.
Referências
Sobre o Autor
Tom Ryan is a freelance writer, editor and English tutor. He graduated from the University of Pittsburgh with a degree in English writing, and has also worked as an arts and entertainment reporter with "The Pitt News" and a public relations and advertising copywriter with the Carnegie Library of Pittsburgh.
Créditos Fotográficos
The Bowling image by Nikolay Kapustin from Fotolia.com