O que é capacidade psíquica?

••• blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com

A capacidade psíquica tem sido um tema controverso ao longo da História. Algumas vezes chamada de "psi", a primeira letra grega da palavra "psyche", a ocorrência psíquica é qualquer forma de comunicação proveniente de uma fonte que não pode ser explicada pelo conhecimento científico atual. A capacidade psíquica consiste em entrar repetidas vezes em um estado de consciência que permite que ela aconteça.

Tipos de capacidades psíquicas

wizard image by Kurhan from Fotolia.com

Os pesquisadores classificam as capacidades psíquicas em muitos tipos. Entre os mais bem conhecidos e estudados estão a viagem astral ou experiências "fora do corpo", clarividência e mediunidade. Outros incluem fenômenos como escrita automática (psicografia), divinação (ler a sorte), precognição (capacidade de perceber o futuro) e telepatia (capacidade de se comunicar somente pelo pensamento). Muitas vezes, um paranormal que possui uma capacidade também possui outras habilidades relacionadas.

Experiências fora do corpo (EFC)

Flying seagull image by Stanislav Davydov from Fotolia.com

Uma ocorrência psíquica relatada com frequência é conhecida como "viagem astral" ou "experiência fora do corpo" (EFC). Na EFC, o indivíduo experimenta a sensação de deixar o corpo e viajar em seu corpo sutil ou astral para um lugar distante. Há muitos casos registrados demonstrando que a informação recebida pelos indivíduos fora do corpo era precisa e não poderia ser adquirida por quaisquer outros meios conhecidos.

Clarividência

Christmas Crystal Ball image by Andrei Merkulov from Fotolia.com

A clarividência é a capacidade de ver, psiquicamente, eventos distantes. Essa capacidade também é chamada de "visão remota". A visão remota veio a público nos anos 1990, quando a CIA liberou documentos envolvendo seus experimentos de visão remota no Stanford Research Institute americano e em outras lugares, ao longo dos anos 1970 e 1980. Segundo H.E. Puthoff, o fundador e primeiro diretor do programa, o programa "produziu considerável evidência científica da realidade do fenômeno", segundo um artigo de 1996 no Journal of Scientific Exploration.

Intuição

earthman 6 image by chrisharvey from Fotolia.com

A intuição é um inexplicável "pressentimento" de que um evento está para acontecer. Como muitas vezes a intuição se comprova como falsa ou estatisticamente insignificante, muitas pessoas a descartam como "imaginação". Outros, no entanto, sentem que ela é um despertar genuíno da capacidade psíquica e pode ser desenvolvida com a prática. Os métodos para melhorar a intuição incluem meditação e outras técnicas destinadas a silenciar a mente e "ouvir" internamente para receber orientação intuitiva.

Mediunidade

witch image by Wolfgang Zintl from Fotolia.com

Um médium psíquico também é conhecido como "canalizador". Geralmente, ele parece entrar em transe. Em outras ocasiões, sua voz é involuntariamente assumida por outra voz, a de um ser desencarnado ou entidade. Muitos psicólogos percebem que isto é uma condição patológica semelhante ou idêntica aos transtornos de personalidades múltiplas, mas outros pesquisadores acreditam que ocorrem casos genuínos de mediunidade.

Um dos casos mais bem documentos de mediunidade da História foi o de Catherine Elise Muller, que dizia visitar Marte em seus transes. O Professor Théodore Flournoy, da Universidade de Genebra, que percorreu grandes distâncias, acompanhando-a em suas apresentações no intuito de desacreditá-la, em seu livro "From India to Plant Mars" (Da Índia ao Planeta Marte), no entanto, admitiu que o conhecimento sobre eventos antigos da Índia que a médium possuía era inexplicável. Muitos pesquisadores acreditam que a mediunidade psíquica seja uma capacidade hereditária.

As capacidade psíquicas podem ser aprendidas?

meditation image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com

Não existe um consenso de que as capacidades psíquicas possam ou não ser ensinadas ou aprendidas. Alguns pesquisadores sugerem que essas capacidades sejam principalmente hereditárias e, em geral, diminuam com a idade. Outros, como Robert Monroe do Monroe Institute e autor de "Journeys out of the Body" (Jornadas fora do corpo), publicado por esse instituto, e em outros livros sobre suas próprias experiências de viagem astral, acredita que entrar em um estado de consciência onírico é a chave para adquirir capacidades psíquicas. Outros ainda acreditam que os poderes psíquicos podem ser perigosos e são um obstáculo ao desenvolvimento espiritual.

Mais recentes

×