Atividades de aquecimento para educação física

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Incentivar a atividade física na juventude é importante para promover um estilo de vida saudável e ativa. Incorporar atividades de aquecimento e diversão emocionantes em seu plano de aula de educação física vai concentrar a atenção de suas crianças e ajudá-las a estimular os músculos antes de se envolverem em um exercício mais rigoroso.

Jogos de imitação

Peça às crianças que formem duplas para realizar jogos de aquecimento. Por exemplo, uma criança pode começar a andar ao redor de um ambiente e fazer movimentos que a outra criança deve imitar. A dupla também pode fingir imitar várias atividades, como jogar e pegar uma bola imaginária ou movimentos de jogo de cabo de guerra.

Luz vermelha / luz verde

Atividades de aquecimento em grupo podem ser uma maneira de envolver todas as crianças nas atividades e no trabalho em grupo. Para o jogo de "luz vermelha / luz verde", todas as crianças devem se alinhar em uma extremidade de um ginásio e correr para o outro lado quando você falar "luz verde". As crianças devem parar imediatamente quando você gritar "luz vermelha". Qualquer criança que continuar em movimento após ser dada a "luz vermelha" é chamada para se sentar. Repita esse processo até que apenas uma criança permaneça de pé.

Pato, pato, ganso

O jogo de aquecimento "pato, pato, ganso" desenvolve reflexos e agilidade das crianças. Instrua as crianças a se sentarem em um grande círculo ficando de frente para as outras. Escolha uma criança para ser o "ganso" e peça para ela andar ao redor do lado de fora do círculo batendo nas cabeças das crianças sentadas. Enquanto o "ganso" toca uma criança, ela diz a palavra "pato" até que escolha outra criança para ser o próximo "ganso" , dizendo a palavra "ganso". Uma vez escolhida, a criança sentada se levanta e tenta correr ao redor do círculo para marcar a criança que o escolheu. Se a criança marcar o "ganso ", a primeira criança permanece "ganso". No entanto, se a primeira criança completar o circuito ao redor do círculo e sentar-se no lugar da segunda criança, esta segunda criança torna-se o novo "ganso" e o processo é repetido.

Ginástica simples

Para crianças mais velhas, rotinas de alongamento formais e ginástica também são boas opções de aquecimento. Peça às crianças que comecem esticando seus braços e pernas para soltar os músculos. Eles podem então avançar para flexões, abdominais e completar uma rotina de aquecimento com uma caminhada rápida ou corrida ao redor do perímetro do ginásio.

Mais recentes

×