×
Loading ...

Atividades de arte e artesanato para ensinar contos de fada

As pessoas aprendem de diversas maneiras. Lemos com os olhos, escutamos com os ouvidos e sentimos com as mãos. A melhor forma de ensinar um conceito a uma criança é usar o máximo de sentidos possíveis durante o processo de aprendizagem. Um modo divertido de incorporar o sentido do tato é fazer trabalhos de artesanato e algumas das melhores ideias para a pré-escola vêm dos contos de fada.

Use um fantoche para contar uma história e prender a atenção da criança (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Fantoches

Quer sejam fantoches de dedo para a história dos "Três Porquinhos", quer seja uma versão de marionete de meia da "Chapeuzinho Vermelho", as crianças ficarão encantadas e se lembrarão da história. Materiais úteis para a confecção dos mesmos incluem lã, meias velhas, olhos esbugalhados, canetas hidrográficas, sacos de papel e feltro. Para crianças mais velhas, desafie-as a recriarem o conto de fadas usando marionetes e um palco que elas mesmas façam.

Loading...
Os fantoches tornam os contos mais reais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Rolos de papel higiênico

Encoraje as crianças a usarem itens domésticos simples para fazerem algo realmente incrível. Personagens de papel higiênico fazem exatamente isso. Crie-os colando cartolina ou feltro nos rolos, ou imprima figuras coloridas e corte-as. Para adicionar um efeito especial, peça às crianças que segurem seus personagens novos para cima sempre que eles aparecerem no conto de fadas.

Sendo criativo, diversos itens domésticos poderão ser aproveitados para se fazer marionetes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fantasias

Quando estiver ensinando um conto sobre príncipes e princesas, dê às crianças uma oportunidade para criarem fantasias. Prepare previamente coroas de papel cartão e deixe as crianças as decorarem com glitter e miçangas. Dê às elas um pouco de papelão e deixe-as fazerem suas próprias armaduras e espadas.

Dê a seus alunos um divertido dia de reinado (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Livros de figuras

Teste a memória e a compreensão das crianças fazendo com que elas criem seus próprios livros. Crianças pequenas poderão recontar o conto original, enquanto as mais velhas poderão criar a própria versão de um clássico. Esse conceito é útil principalmente quando você estiver ensinando histórias como "O Patinho Realmente Feio" e "A Verdadeira História dos Três Porquinhos".

Criar o próprio livro poderá ser uma aventura estimulante (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...