Características de uma parábola

••• bible image by pearlguy from Fotolia.com

Uma parábola é uma história breve e sucinta, em prosa ou verso, desenvolvida para ensinar a verdade universal ou responder a uma pergunta. Ela é normalmente usada para transmitir uma lição moral ou religiosa e difere de uma fábula. Uma parábola conta com personagens humanos, enquanto uma fábula usa animais, plantas, objetos inanimados e as forças da natureza como personagens. Esse estilo literário também apresenta algumas características próprias.

As parábolas são histórias desenvolvidas a partir de um cenário, enredo e personagens de uma forma clara, concisa e simples. A história não é necessariamente baseada em um evento histórico, embora isso seja possível. Elas não são complicadas ou confusas. Em sua simplicidade, elas cumprem a sua função de comunicar a verdade de uma forma simples a todos. Aqueles que contam as parábolas devem possuir uma mente imaginativa e grande capacidade de comunicação.

As parábolas também incluem experiências familiares diárias. Isso ajuda o ouvinte a se identificar e se relacionar com a história. De outra maneira, a parábola continuaria sendo um mistério para o ouvinte, ou seja, ele não poderia entender a lição pretendida. A utilização das experiências diárias permite que o ouvinte (ou leitor) compreenda rapidamente a parábola.

As parábolas apresentam impasses morais que exigem decisões. As decisões tomadas pelos personagens, sejam boas ou ruins, são reveladas, e as consequências das suas ações são abordadas. Aqueles que fazem julgamentos questionáveis ​​sofrem as consequências. O objetivo é ajudar a incentivar o ouvinte a escolher um bom caminho na vida, evitando decisões erradas.

As parábolas envolvem normalmente uma verdade escondida, de modo que somente aqueles que estejam dispostos a refletir sobre a história obtenham a transformação pretendida; a verdade é escondida daqueles que se recusam a responder à história através da reflexão. Somente os genuínos buscadores da verdade percebem os valores das parábolas.

As parábolas apresentam expectativas incomuns no final da história. Normalmente, o público pode esperar que a história seja concluída de uma determinada maneira, mas, em vez disso, encontram um final surpreendente, invertendo a conclusão contrária à sua expectativa. A conclusão é projetada para provocar uma mudança de pensamento ou de ação na filosofia do público.

Tenha um único ponto principal como o seu propósito. Ainda que uma história possa compartilhar vários pontos de uma parábola, existe sempre o ponto principal que se intenciona comunicar. Ao contrário das outras histórias, que podem abordar vários assuntos ao mesmo tempo, uma parábola apresenta uma lição específica a ser ensinada.

Mais recentes

×