Qual a diferença entre uma fábula e um conto de fadas?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
As pessoas provavelmente contam histórias desde a pré-história, quando os homens sentavam-se ao redor de uma fogueira para gabar-se de suas proezas como caçadores. As histórias servem para muitos propósitos. Os mitos, por exemplo, relatam sobre deuses e heróis de uma cultura. Alguns tipos, como as fábulas, podem ensinar, disfarçadamente, uma lição. Outros, como os contos de fadas, incitam a imaginação com contos mágicos ocorridos em épocas e lugares distantes.
Fábula
Uma fábula é uma história curta, em prosa ou verso, que satiriza o comportamento humano ou apresenta uma moral. Os personagens de fábulas são geralmente animais, plantas ou objetos inanimados que falam e se comportam como pessoas. As fábulas mais velhas estão na antiga coleção indiana, chamada de "Panchatantra". Os estudiosos acreditam que foi escrita entre o terceiro e segundo século a.C. As fábulas que são consideradas as melhores do ocidente, como "A lebre e a tartaruga", "A raposa e as uvas" e "A leiteira e o balde de leite", são atribuídas ao escritor grego Esopo.
Escritores modernos de fábulas
Muitos escritores modernos também escreveram fábulas. No século XVII, o escritor francês Jean de La Fontaine reescreveu as fábulas de Esopo com comentários políticos e sociais para adultos. No final do século XVIII e início do XIX, o poeta russo Ivan Krylon traduziu as estórias de La Fontaine para o Russo, e criou as suas próprias fábulas. Embora fossem para adultos, suas estórias ficaram populares também entre as crianças. O escritor americano James Thurber escreveu fábulas que satirizavam a vida moderna em seu livro "Fables for Our Times" (Fábulas para nossos tempos), de 1940. O autor britânico George Orwell usou animais falantes e outros elementos da fábula em sua sátira política "Animal Farm" (Fazenda de animais), de 1945.
Orígens do conto de fada
Um conto de fadas é uma história curta, que envolve mágica e pode incluir criaturas folclóricas como fadas, duendes e elfos. Tais tipos de contos tiveram início na tradição oral de quase toda cultura na Terra. Entretanto, não eram considerados gênero literário até os séculos XVI e XVII. Os primeiros contos de fadas escritos foram criados para adultos por autores italianos e franceses, como Giovan Francesco Straparola, Giambattista Basile, a baronesa de Aulnoy, Marie Catherine Jumel de Barneville e Charles Perrault. As estórias da Baronesa de Aulnoy e Charles Perrault foram as primeiras a serem traduzidas para o inglês, no século XVIII.
Desenvolvimento
Os contos de fadas não foram escritos para crianças até meados de 1700. O editor inglês John Newbery começou a incluir contos de fada como "Chapeuzinho vermelho", "Cinderela", "Diamantes e sapos" e "O gato de botas" em seus livros infantis em 1743. Em 1750, Madame Le Prince de Beaumont publicou contos de fadas e histórias bíblicas misturados com lições de geografia e história em sua revista infantil "Magasin des Enfants". No século XVIII, a publicação de contos de "Noites da Arábia" ajudou a popularizar contos de fadas de outros países. No século XIX, educadores como Robert Bloomfield, Sarah Trimmer e Marry Sherwood denunciaram os contos de fadas como imorais. No entanto, a pesquisa feita pelos folcloristas alemães, os irmãos Grimm, fez dos contos de fadas um assunto aceitável para a pesquisa acadêmica. Em meados de 1800, suas coleções de contos de fadas foram reunidas em prateleiras de livrarias através dos trabalhos de Hasn Chistian Andersen, Andrew Lang, T.C. Croker e Sir George Dasent.
Mais Artigos
Referências
- "Storytelling"; Josepha Sherman; 2008
- "The Columbia Encyclopedia"; Fábula; 2008 [em inglês]
- Encyclopedia Mythica: Conto popular [em inglês]
- "Encyclopedia of Children and Childhood in History and Societ"; Contos de fadas e Fábulas; 2004 [em inglês]
- "The Concise Oxford Companion to English Literature"; Estórias de fadas; 2003 [em inglês]
- "Encyclopedia of World Biography"; Esopo; 2005 [em inglês]
Sobre o Autor
Frank B. Chavez III has been a professional writer since 2006. His articles have appeared on numerous websites including WitchVox and Spectrum Nexus as well as in the e-magazine Gods and Empires. He has his associate degree with an emphasis in theater arts from Chabot College, where he received the theater department's Joeray Madrid Award for Excellence in Dramaturgy.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images