Atividades para ensinar crianças a ouvir a voz de Deus
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Esteja você ensinando em uma escola dominical ou instruindo seus filhos em casa, é importante ensiná-los sobre a importância da voz de Deus desde pequenos. As crianças podem achar esse conceito difícil de compreender, já que a voz de Deus é muito diferente da voz de humanos como nós estamos acostumados. As atividades são um ótimo modo de ensinar às crianças sobre Deus mantendo-as interessadas.
Identificação da voz
Para esse exercício, você precisará de um gravador de voz e crianças de 4 a 10 anos de idade. Peça para cada uma falar de duas a três frases no gravador. Enquanto estiver realizando a atividade, escreva a ordem na qual as crianças falam. Depois que cada criança tiver seu turno, toque a gravação. Peça para que elas escutem cuidadosamente e identifiquem cada voz. Lembre-as que, assim como se concentraram para identificar de quem era cada voz, elas devem se concentrar para ouvir a voz de Deus durante as atividades diárias.
Audição aprimorada
Enrole um pedaço de cartolina em um cone e prenda-o com fita. Peça para as crianças formarem pares ou faça com uma só criança. Fale para elas que Deus deu a animais como cachorros e gatos uma audição excelente, mas os humanos têm que se esforçar um pouco mais para ouvir o que Ele tem a dizer. Faça com que a criança coloque o cone em seu ouvido. Sussurre frases de inspiração no cone e pegunte se ela ouviu. Tente várias vezes sussurrando frases de perto e de longe do cone. Os parceiros devem trocar de função quando terminarem.
Cartas
Comece com uma história bíblica ou uma pequena introdução de como pode ser difícil ouvir a voz de Deus por não ouvirmos de perto. Usando cartas, escreva uma variedade de cenários nos quais as crianças teriam que escolher ouvir a Deus ou ignorar seus ensinamentos. Um exemplo de cenário seria um no qual seu filho é persuadido a fazer algo errado, como mentir para você. Pergunte para a criança o que a voz de Deus a instruiria a fazer.
Abaixando o volume
Fale para as crianças conseguirem um parceiro e começarem a conversar. Enquanto eles falam, use uma variedade de objetos para fazer barulho. Tente ligar uma música alta, tocar um instrumento ou ligar um liquidificador. Depois de dois ou três minutos, peça para as crianças se lembrarem da conversa que tiveram. Provavelmente nem todas as conversas terão sido ouvidas ou entendidas. Relacione o barulho que você fez ao barulho diário com o qual as pessoas entram em contato. Fale para as crianças sobre a importância de abaixar o volume e escutar a Deus.
Referências
Sobre o Autor
Crystal Lassen hails from Kansas City, Mo. and has been a book critic since 2008. Her reviews have appeared on the Publisher's Weekly website and are largely concerned with current events. She holds a Bachelor of Arts degree in English with an emphasis in creative writing from The University of Kansas.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images