Como ensinar metáfora para crianças
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
As metáforas esclarecem um substantivo ao fazer uma comparação com outro substantivo, normalmente por um enunciado equivalente. Geralmente, essas comparações não são imediatamente evidentes até que ocorra um pensamento mais profundo, fazendo com que vire um desafio para crianças pequenas entenderem. No entanto, ao ensinar crianças como entender metáforas, os adultos podem ajudá-las a soltar sua criatividade e imaginação. As metáforas também podem ser eficazes no treinamento de crianças com o pensamento abstrato, assim como familiarizá-las precocemente com as habilidades literárias que precisarão mais tarde em sua educação.
Step 1
Pergunte à criança se ela sabe o que é uma metáfora. Apresente o termo para ela se familiarizar com seu som e sua repetição. Coloque a explicação em uma linguagem simples e acessível. Por exemplo, diga para a criança que uma metáfora é "como as coisas são tipo outras coisas".
Step 2
Comece a comparar objetos na sala pegando-os um por um. Pergunte à criança sobre as características do objeto que você pegou, focando em sua função. Use animais de estimação para começar como comparações, já que elas os consideram membros da família com traços comuns. Por exemplo, pergunte à criança para que servem suas roupas e debata ideias como "ficar aquecido" e "decorar o seu corpo". Pergunte para a criança para que serve o pêlo do cachorro, apontando que o pêlo o mantém aquecido e faz ele parecer mais interessante. Faça uma comparação entre os dois conceitos; por exemplo, declarando que "pêlos são roupa para cachorro".
Step 3
Reforce o conceito de metáfora explicando o conceito pelo seu nome. Explique que as comparações do segundo passo são chamadas de metáforas. Brinque com a repetição da palavra "metáfora", dizendo-a de formas bobas e exageradas para envolver a criança. Pergunte-lhe se gostaria de fazer mais metáforas.
Step 4
Use o livro de figuras e peça à criança que crie suas próprias metáforas. Aponte para uma figura de um objeto e pergunte o que ele faz. Por exemplo, aponte para a figura de um barco e pergunte à criança o que ele faz. Pergunte que outros veículos ou máquinas levam você para lugares de formas diferentes e deixe que a criança faça as comparações. Por exemplo, "barcos são carros na água" ou "barcos são carros flutuantes".
Step 5
Pegue os gizes de cera e o papel e peça que a criança desenhe alguns lugares presentes em sua vida, como a sua casa, pátio ou o local de trabalho de seus pais. Use a metáfora do animal novamente para perguntar à criança, "O que é uma casa para os pássaros?", "O que os cavalos usam como pátio?" ou "Quem é o rei da floresta?".
Step 6
Peça que a criança desenhe sua interpretação destas respostas. Revise cada uma e declare a metáfora, tal como "Sim! Um campo é o pátio de um cavalo!". Reforce cada conexão que a criança fizer com uma declaração encorajante como "Essa foi uma ótima metáfora!".
Mais Artigos
Como escrever a biografia de um grande personagem→
Atividades de ciências sobre seres animados e inanimados para crianças→
Como ensinar números ordinais para crianças→
Atividades para desenvolver empatia em adolescentes→
Como preparar uma criança para sua primeira confissão→
Como fazer roupas bíblicas→
Dica
- As crianças no ensino fundamental frequentemente entenderão o conceito de uma metáfora mais facilmente, quanto mais velhas forem.
- Aponte as metáforas ao lê-las para as crianças. Com a prática, elas começarão a identificá-las.
- Encoraje as crianças a usarem metáforas quando escrevem. Aponte as que elas usam naturalmente e chame-as de metáfora pelo nome.
Advertência
- Evite demonstrar frustração com as crianças que têm dificuldade com o conceito de metáfora. Muitos adultos têm problema com o conceito e a pressão pode dificultar a compreensão da criança.
- Tome cuidado para não mistrurar os conceitos de metáfora e analogia, lembrando que analogias --não as metáforas-- usam as palavras "igual" ou "como" para fazer comparações.
Sobre o Autor
With a career spanning business writing and technical commentaries, Jasmine Haryana has been writing and editing since 1996. She received her Bachelor of Arts in English from the University of California, Davis and holds her certification in grant writing from The Foundation Center.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images