A diferença entre psicologia escolar e psicologia educacional

kids smiling image by sonya etchison from Fotolia.com
A escola representa um grande papel na vida das crianças e ela têm de se estabelecer com uma atmosfera que conduz ao aprendizado. A escola e o sistema educacional precisam entender como as crianças aprendem e o que as motiva. Os professores devem criar programas e materiais que se encaixam para produzir indivíduos inteligentes, confiantes e tolerantes, que se tornarão os professores de amanhã.
A diferença
A psicologia escolar baseia-se em identificar dentro do sistema da escola, as crianças com um nível mais elevado de aprendizagem para a idade, bem como aquelas que apresentam certos padrões de comportamento, como déficit de atenção, hiperatividade, dislexia ou impedimentos de fala. É também dada atenção àquelas crianças que têm deficiências mentais ou físicas. A psicologia educacional auxilia com o diagnóstico e fornece ferramentas para tratamento, ajudando ou lidando com esses comportamentos e desafios.
Psicologia escolar
A psicologia escolar envolve-se em ajudar indivíduos, uma vez que estes tenham sido identificados, assistindo-lhes e auxiliando-lhes com ferramentas como aconselhamentos, fonoaudiólogos e tratamento exclusivo através de assistentes de ensino nas salas de aula. Eles também preparam a escola com exercícios e treinamentos tanto para o professor como para o aluno. Psicólogos escolares são educados e treinados em educação infantil, ações dos pais e desenvolvimento adolescente e infantil. Eles podem fazer avaliações psicológicas e oferecer orientação e aconselhamento tanto para a criança como para a família.
Psicologia educacional
A psicologia educacional estuda como crianças aprendem, recordam, pensam e como elas desenvolvem-se mentalmente, durante o processo de aprendizado. Elas são observadas em vários ambientes, como quando trabalham individualmente e como interagem em grupo. A psicologia educacional também estuda os humanos nos campos de aprendizado e desenvolvimento e pode, portanto, criar materiais educativos apropriados para cada idade e programas baseados em observação; pode também empenhar-se em programas de desenvolvimento para crianças e determinar pré-requisitos para indivíduos que pretendem ser professores.
Combinando psicologias escolar e educacional
A psicologia educacional estuda problemas ao lidar com crianças, pais e professores de diferentes culturas, e cria material educativo baseado em pesquisas que permite que esses grupos assimilem e se encaixem melhor no sistema escolar. Ensinar o inglês como segunda língua é um método utilizado pelo sistema educacional para integração e assimilação. As psicologias escolar e educacional trabalham juntas e complementam-se no benefício tanto dos professores como dos alunos.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Marlene Inglis started writing in 1993. Her papers on creative writing and effective written communication were published in the school magazine "Portico" and her work also appeared in the "Belgian Nursery" magazine. Inglis holds a Bachelor of Science and Ontario Diploma in Horticulture from the University of Guelph.
Créditos Fotográficos
kids smiling image by sonya etchison from Fotolia.com