×
Loading ...

Atividades matemáticas criativas para crianças do jardim de infância

Crianças pequenas gostam de trabalhar com as mãos e você pode usar isso em seu favor para começar a ensinar conceitos simples de matemática. Números, contagem, padrões e formas são os aspectos abordados no mundo pré-escolar, e você pode fazer atividades divertidas para reforçar tais conceitos. Use materiais de fácil obtenção para realizar atividades criativas sobre matemática para alunos do jardim de infância.

Atividades manuais podem ajudar alunos do pré-escolar a aprender conceitos matemáticos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Contar palmas

Peça para que os alunos sentem no chão formando um círculo, com as pernas cruzadas. Peça para que eles coloquem suas mãos em cima das coxas. Comece a contar de 1 até 10 bem devagar, batendo palmas ao dizer cada número. Encoraje-os a contar e aplaudir também. Torne a brincadeira mais difícil batendo palmas para um número e dando um tapa na perna para o número seguinte. Adicione outros movimentos como bater ou pisar no chão e dar um tapa na barriga. Continue contando e batendo, mudando os movimentos periodicamente, até que os alunos aprendam a contar.

Loading...

Combinação com dados

Separe os alunos em duplas e dê a eles um dado e cartões contendo diferentes números de objetos, como uma borboleta ou seis maçãs por exemplo. Inclua vários cartões de cada número, de 1 a 6. Mostre às duplas como jogar um dado e peça para que escolham um cartão que contenha o número indicado no dado. Enquanto eles combinam os números, peça para que coloquem os cartões perto deles, retirando-os do jogo. Alterne os jogadores até que todos os cartões tenham sido usados. Recoloque os cartões no centro e repita o jogo até que os conceitos de contagem estejam firmes.

Complete o padrão

Separe vários blocos padronizados ou pedaços de papel cortados em formatos diferentes. Ao distribuir os papéis ou blocos, crie um padrão de repetição, como quadrado-círculo-quadrado-círculo. Coloque os alunos em um círculo e mostre-os o padrão. Trabalhe junto com eles para identificar o padrão e decidir qual formato será o próximo. Faça mais dois ou três padrões. Dê formatos de papel para cada estudante e peça para que eles façam um padrão de repetição e colem em folhas de papel branco. Faça uma exibição para mostrar as criações.

Matemática escondida

Enquanto seus alunos estiverem fora da sala, esconda diferentes objetos matemáticos. Escreva números em pedaços de papel e esconda-os. Traga os alunos para a sala e instrua-os a caçar os números, ou quaisquer outros objetos que tenha escondido. Quando todos os objetos forem encontrados, reúna os estudantes e identifique-os juntos. Repita a caçada por alguns dias para reforçar os conhecimentos adquiridos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...