×
Loading ...

Jogos para jogar em um quadro branco

Os quadros brancos são uma parte onipresente do mobiliário em um escritório e sala de aula, e é muito fácil vê-los apenas como isso: móveis. Os quadros brancos também são pontos focais para um cômodo, o que significa que podem ser usados para entreter as pessoas no local por meio de jogos educativos. Melhor ainda, essas atividades muitas vezes podem agir como um quebra-gelo e fornecer uma pausa bem-vinda à pressão de trabalho normal.

Quadros brancos podem ser ferramentas educativas muito úteis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O super ovo

Jogos em quadros brancos podem ser extremamente benéficos ao ensinar as crianças. O "super ovo" é um bom exemplo disso, no qual você desenha dois ovos no quadro e os divide em seis seções. Separe a classe em duas e faça-lhes perguntas. Toda vez que receber uma resposta certa, um membro da equipe tem de pintar uma seção do ovo. A equipe vencedora desenhará o que quiser para completar o ovo no quadro branco.

Loading...

Ditado ilustrado

Divida a classe em duplas, dando um pedaço de papel com o nome de um objeto relevante para a lição para um componente da dupla. O outro membro deverá então desenhar o item no quadro branco, com base nas instruções dadas a ele por seu companheiro de equipe, que deverá descrever o objeto sem nomeá-lo especificamente. Esse tipo de jogo incentiva a cooperação e a comunicação, bem como a criatividade.

Escrita às cegas

Escreva fragmentos de frases em um lado do quadro branco e a palavra faltante no outro: coloque "bom" em um lado e "dia" no outro, por exemplo. Divida a turma em equipes e faça revezamentos. Um membro da equipe ficará no quadro, com os olhos vendados, enquanto os outros deverão direcioná-lo do fragmento até a palavra que o completará. Esse tipo de jogo incentiva a cooperação e fornece uma maneira física de aprender estrutura frasal.

Corridas de quadro

Divida os alunos em duas equipes, em frente ao quadro. Dê ao primeiro aluno uma caneta e uma palavra para soletrar. Cada um deverá escrever uma letra e, em seguida, passar para o colega. Todas as equipes escreverão ao mesmo tempo e a primeira a terminar a palavra vencerá. Isso ensina sobre cooperação e velocidade do pensamento, sendo um exercício particularmente útil para aulas de língua estrangeira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...