Atividades sobre início, meio e fim para jardim de infância
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Aprender sobre sequências e a ordem correta dos eventos é uma habilidade essencial a ser desenvolvida por alunos do jardim de infância. Identificar o início, meio e fim de um processo ajuda as crianças a lembrarem dos procedimentos e entenderem que a maior parte dos passos possui uma sequência lógica. Ensine o conceito em sala de aula através de várias atividades práticas. As crianças podem aplicar esse conhecimento mais tarde para ajudá-las na escrita, matemática, alfabetização e habilidades da vida.
Sons
Ensine as crianças a aprenderem os sons do início, meio e fim das palavras, escutando-as conforme são ditas e identificando aquelas que possuem os mesmos sons no final, no meio e no começo. Quando os alunos entenderem o conceito, forneça planilhas ou cartões com conjuntos de três palavras. Duas delas com o mesmo som no início, meio ou fim, e peça para eles identificarem qual é a palavra estranha ao grupo.
Sequência
Descreva em uma gravação de áudio um processo que os alunos conheçam bem. Esse processo pode ser se vestir, pegar um livro na biblioteca ou jogar um jogo. Grave os passos do processo, mas fora de ordem. Por exemplo "escolha o livro que quer pegar, devolva-o à biblioteca quando tiver terminado, pegue o livro da biblioteca". Diga às crianças para escutarem o áudio e identificar qual passo está fora de ordem (nesse exemplo, devolver o livro deveria estar no final). Peça para que as crianças gravem um novo áudio com os passos na ordem correta de início, meio e fim.
Escrevendo
Os alunos do jardim de infância podem conhecer a forma de uma letra, mas ainda não sabem onde começar a escrevê-la ou onde parar. Mostre a eles como escrever as letras usando o conceito de início, meio e fim. Selecione canetas em três cores — verde, amarelo e vermelho — e explique que o verde representa o início da letra, o amarelo o meio e o vermelho o final. Desenhe as letras em um quadro branco para ilustrar o processo. Depois, dê a eles as canetas nessas cores e deixe que pratiquem.
Histórias
Instrua as crianças a criarem um "mapa da história". Dê a eles um rolo grande de papel pardo. Leia uma história para elas e peça para desenharem três imagens que representem os três eventos principais do livro, na ordem. Elas devem desenhar uma imagem para o início da história, outra para o meio e uma para o final. Peça para que desenhem uma seta conectando cada imagem para demonstrar o fluxo da história.
Mais Artigos
Referências
- State Of Michigan: Atividades de alfabetização no jardim de infância [em inglês]
- The Educator's Reference Desk: Foco nas habilidades de sequência; Janeiro de 1990 [em inglês]
- The Educator's Reference Desk; Escrita com código em cores; Priscilla Mestas; Maio de 1994 [em inglês]
- Great Schools: Faça um mapa da história [em inglês]
Sobre o Autor
For more than a decade, Tia Benjamin has been writing organizational policies, procedures and management training programs. A C-level executive, she has more than 15 years experience in human resources and management. Benjamin obtained a Bachelor of Science in social psychology from the University of Kent, England, as well as a Master of Business Administration from San Diego State University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images