Atividades de decodificação para o terceiro ano

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Habilidades de decodificação são essenciais para crianças que estão aprendendo a ler. Decodificar é o processo no qual os alunos traduzem uma palavra escrita em uma equivalente na fala, permitindo que entendam o significado da palavra em questão. Decodificar é, então, uma ação chave para as crianças aprenderem a ler. Atividades de decodificação oferecem um modo eficaz de focar no desenvolvimento dessa habilidade em sala de aula.
Pintando uma figura
Um modo eficaz de estimular as habilidades de decodificação é associar as palavras com imagens. Isso pode ser feito usando livro de figuras ou cartões com palavras exibidas perto de sua imagem correspondente. Uma atividade possível pode ser a criação de cartazes ou um mural de sala, onde os alunos são guiados por cada palavra em ordem alfabética. A associação de figuras com palavras promovem o aspecto conceitual de decodificação e compreensão de uma língua.
Leitura em grupo
Ler uma história com a turma contribuindo como um grupo pode ajudar a estimular as habilidades de decodificação. Este tipo de tarefa ajuda a focar no entendimento conceitual das palavras da história, ligando esses com a imagem das palavras. Atividades em grupo para aprender a ler também pode ajudar a diminuir a pressão dos alunos que possam estar com dificuldade, para que não se sintam muito pressionados como se sentiriam em outro tipo de atividades.
Atividades contextuais
Usar o contexto é uma estratégia chave para ensinar a decodificar. Isso se aplica a qualquer atividade em que você possa ajudar as crianças a usar as frases em volta da palavra, ou talvez a história em si para deduzir o que a palavra significa. Esta é uma técnica que impressiona o aluno devido a relação entre palavra e significado. Você pode usar o contexto em atividades de grupo encorajando as crianças a se perguntarem o que está acontecendo na história.
Movendo as letras
O uso do movimento de letras magnéticas é útil ao aprendizado de decodificação, uma vez que foca nos sons associados a cada letra. Com o propósito de traduzir a palavra escrita em uma equivalente na fala, as crianças precisam aprender as técnicas fonéticas. Isso envolve fazer os sons dentro da palavra, e então juntá-los para criar uma palavra reconhecível. Usar ferramentas como cartões e permitir que as crianças vejam essas ligações entre os sons das palavras é uma atividade muito eficaz.
Divertindo-se
Existem muitos meios de tornar o aprendizado divertido, além de ler histórias engraçadas em sala de aula. Para levar o aprendizado a um nível mais interativo, você pode criar um jogo que peça que as crianças completem uma história com palavras faltando. Isso reforça a associação da palavra escrita ao conceito, assim como faz todos rirem. Uma atividade relacionada é o uso de listas de categorias de palavras, encorajando as crianças a identificar os membros de um grupo conceitual, como por exemplo as cores.
Referências
- Reading Rockets: Decodificação de palavras e fonemas [em inglês]
- Improve Reading Skills: Habilidades de leitura, decodificação e o leitor infantil [em inglês]
- Great Schools: Seu aluno e a leitura [em inglês]
- Improve Reading Skills: Dicas para ensinar habilidades de leitura e decodificação [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Sue Smith started writing in 2000. She has produced tutorials for companies including Apex Computer Training Software and articles on computing topics for various websites. Smith has a Master of Arts in English language and literature, as well as a Master of Science in information technology, both from the University of Glasgow.
Créditos Fotográficos
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