Como atuar como mediador em um debate

••• Justice image by MVit from Fotolia.com

Um moderador de debates controla as questões a serem perguntadas em uma discussão, garantindo que não ocorra um desvio do foco principal. Imparcial, o moderador cede o mesmo tempo para cada lado da questão, possibilitando o compartilhamento de pontos de vista, bem como rejeição ou refutação. Aprenda como moderar um debate.

Passo 1

Siga um formato de debate. Dê para o lado "positivo" da questão a oportunidade de fazer a primeira declaração, que será seguida por outra vinda do lado "negativo". Reveze, fazendo a cada lado uma pergunta e permita que o outro lado tenha direito a uma refutação antes que uma nova interrogação seja feita.

Passo 2

Controle o tempo do debate. Um moderador mantém o fluxo das questões, monitorando quanto tempo cada lado usa para apresentar um ponto de vista ou um refutamento. Dê a cada parte o mesmo tempo de resposta à pergunta inicial e ceda à vertente oposta o direito de se contrapor.

Passo 3

Foque em uma pergunta por vez. Se os participantes fazem outras perguntas, saindo do assunto principal, o moderador deve tomar as rédeas do debate e voltar ao tema em pauta da interrogação.

Passo 4

Finalize o debate com as declarações finais de cada vertente. O moderador permite que o lado positivo faça os comentários finais em um determinado período de tempo, dando ao lado negativo a mesma oportunidade. Os comentários finais não podem mais ser refutados.

Mais recentes

×