×
Loading ...

Como fazer bainha em cetim

Roupas, cortinas e acessórios ficam ainda mais elegantes com cetim. Originalmente feito a partir da seda, esse tecido, hoje em dia, é feito de acetato, algodão ou poliéster, em várias densidades. Apesar do belo acabamento, sua textura o torna vulnerável a amassados, rasgos e bordas desfiadas. A maioria das peças de cetim é forrada com um tecido mais leve, o que o torna ideal para fazer uma bainha com ponto espinha de peixe. Porém, peças sem forro ou com bordas curvadas precisam de uma bainha dobrada. É mais fácil controlar o tecido, e, se costurar a bainha à mão, você precisará de menos alfinetes.

Instruções

Faça a bainha do cetim à mão para evitar danificá-lo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Bainha com ponto invisível

  1. Prenda a fita adesiva no lado direito do tecido e do forro, ao longo de todas as bordas, deixando uma sobra de 0,5 cm. Corte a beirada 1 cm depois que você alcançar o ponto inicial. Dobre essa ponta para dentro e prenda com alfinete. Costure a fita no tecido ao longo da beirada interna da fita, fazendo ponto atrás em toda a borda.

    Loading...
  2. Dobre a bainha conforme o comprimento adequado e prenda a fita apenas no forro, ajustando o tecido para que não se formem rugas. Confira a bainha para que nenhuma parte fique repuxada. Confira se sua agulha nova não tem pontos ásperos: esfregue-a em um retalho de cetim. Coloque linha de seda na agulha.

  3. Dê um nó nas pontas da linha e insira a agulha por dentro da beirada interna da fita. Dê alguns pontos para prender o nó. Passe a agulha por dentro do forro, diretamente abaixo da beirada interna da fita. Pule algumas casas e retire a agulha pela beirada da fita. Isso deve esconder os pontos. Faça os pontos com 0,5 cm de distância um do outro e dê um nó na linha quando terminar.

  4. Vire a peça pelo avesso e passe a bainha a ferro, usando um pedaço de pano para proteger o cetim, além de configurar o ferro para a temperatura mínima. Pendure a peça em um cabide para evitar dobras e amassados.

    Bainha dobrada

  1. Coloque linha em uma agulha nova, junte as pontas e dê um nó. Passe a agulha por dentro da beirada do tecido, no ponto em que deve ficar a bainha. Esconda o nó e dê alguns pontos para prendê-lo.

  2. Estique um pedaço de tecido com a mão e dobre a beirada para dentro, até que a linha com os pontos encoste no tecido. Pegue algumas casas do tecido, insira a agulha por dentro da dobra de tecido, não mais que 0,5 cm, e retire-a pela beirada interna da dobra.

  3. Continue costurando ao longo da beirada externa da peça, pegando apenas algumas casas do tecido, mas sem esticar muito os pontos. Faça um ponto extra a cada 10 pontos na dobra, para garantir que a linha está firme.

  4. Para o último ponto, esconda alguns nós por dentro da borda, assim que chegar ao ponto de início. Corte o excesso de linha e passe a peça pelo lado avesso, usando um ferro seco na menor temperatura, além de um pano para proteger o tecido. Coloque a peça em um cabide para evitar amassados.

Loading...

O que você precisa

  • Tesoura afiada
  • Alfinetes finos
  • Fita adesiva para bainha
  • Máquina de costura com agulhas novas
  • Agulha de costura nova, tamanho 11
  • Linha de seda
  • Ferro de passar
  • Tecido protetor para passar a ferro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...