Como fazer bancadas de concreto parecerem de granito

••• granite image by Roman Sigaev from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

O concreto, assim como granito, é um tipo de alvenaria comumente utilizado para bancadas. Uma de suas vantagens é que ele é muito mais barato que pedras naturais como granito e mármore. Embora o concreto seja lustroso, moderno e tenha se tornado muito popular como bancada de cozinha, se você decidiu optar por um visual de granito, um substituto simplesmente não será suficiente. Antes de desfazer-se de suas bancadas de concreto existentes, no entanto, considere um acabamento de pintura muito realista que pode satisfazer seu desejo por granito sem custar caro.

Passo 1

Misture duas partes de água e uma parte de desengordurante em um balde de plástico. Mergulhe um pano dentro da solução e limpe bem as bancadas; enxágue-as com um pano mergulhado em água pura e então deixe que sequem sozinhas.

Passo 2

Com fita adesiva, delimite as bordas das bancadas onde elas encontram-se com a pia, armários, paredes e outras estruturas para proteger essas superfícies. Cubra itens grandes e o piso com panos de chão para evitar os respingos de tinta. Cubra o respingo da pia completamente com pedaços de fita adesiva sobrepostos, se necessário.

Passo 3

Despeje o primer preto em uma bandeja de pintura; mergulhe um rolo na tinta e aplique-a igualmente sobre o topo das bancadas. Mude para uma escova esponjosa e aplique a tinta nas bordas e em áreas de difícil acesso da bancada. Deixe secar por seis horas.

Passo 4

Espalhe na esponja os minerais inclusos no kit. Gentilmente bata levemente com a esponja sobre a superfície pintada. Tente manter a aplicação natural e aleatória.

Passo 5

Deixe que as bancadas sequem por duas horas após aplicar os minerais. Examine-as procurando por áreas onde a superfície está áspera e utilize uma lixa de grão 320 para lixar levemente.

Passo 6

Aplique o revestimento transparente sobre toda a bancada assim como fez com o primer, utilizando um rolo de tinta e uma escova esponjosa limpa. Deixe o revestimento secar por oito horas. Procure novamente por locais desiguais e lixe-os com uma lixa nova.

Passo 7

Revista a bancada com uma segunda aplicação de revestimento transparente, certificando-se de ficar satisfeito com a aparência final. Espere 48 horas antes de utilizar a bancada.

Mais recentes

×