×
Loading ...

Como usar bastões de óleo

Bastões de óleo, também conhecido como bastões de tinta ou pigmento, são, simplesmente, tinta a óleo em forma de bastão. Eles são feitos de pigmentos altamente refinados, óleo de linhaça e cera. A facilidade de uso é conseguida pelo fato de que, diferente da tinta, eles não liberam fortes odores e não precisam de muito tempo para secar. Os bastões são geralmente cobertos com papel filme, mantendo as mãos limpas e não são tóxicos ou alergênicos.

Instruções

Os bastões de óleo podem ser usados por pintores de todos os níveis e podem ser misturados com outros tipos de meios para alcançar os efeitos desejados (a box of oil pastel sticks image by John Hartley from Fotolia.com)
  1. Descasque a parte dura no topo do bastão de óleo antes de usá-lo pela primeira vez e depois de ter sido guardado após o uso. Essa pele dura desenvolve-se no bastão para proteger a tinta restante de ficar dura e impossível de usar. Você pode usar suas unhas ou uma faca afiada para retirar a camada.

    Loading...
  2. Para alcançar uma superfície macia e capaz de misturas, ou para manter a textura consistente pela pintura, aplique uma camada de bastão branco na superfície antes de qualquer outra cor. Os bastões de óleo podem ser usados em praticamente qualquer superfície.

  3. Aplique um bastão de óleo na superfície que estiver trabalhando, esfregando até que a cor desejada seja aplicada. Imediatamente após a aplicação, a cor pode ser riscada e gravada com qualquer objeto pontudo. A aplicação ficará suave e cremosa ao secar.

  4. Adicione aplicações de bastão branco sobre as cores para diminuir o tom de qualquer bastão usado anteriormente. Para escurecer a cor, adicione um pouco de sua cor complementar.

Loading...

Dicas

  • Você pode alcançar uma mistura homogênea usando a terebintina. Aplique o solvente, uma gota por vez, na superfície em que estiver trabalhando e misture-a com o bastão ou com um pincel.

Aviso

  • Os bastões de óleo são ótimos para trabalhos ousados, mas artistas que desejam ter detalhes com o bastão, podem encontrar dificuldades por causa da consistência grossa e pastosa. Você pode, no entanto, combiná-los com outro meio de óleo para alcançar uma mistura mais solta e possível de se trabalhar com detalhes.

O que você precisa

  • Faca
  • Terebintina
  • Pincel

Referências

Loading ...
Loading ...