Como usar bastões de óleo

••• a box of oil pastel sticks image by John Hartley from Fotolia.com

Bastões de óleo, também conhecido como bastões de tinta ou pigmento, são, simplesmente, tinta a óleo em forma de bastão. Eles são feitos de pigmentos altamente refinados, óleo de linhaça e cera. A facilidade de uso é conseguida pelo fato de que, diferente da tinta, eles não liberam fortes odores e não precisam de muito tempo para secar. Os bastões são geralmente cobertos com papel filme, mantendo as mãos limpas e não são tóxicos ou alergênicos.

Passo 1

Descasque a parte dura no topo do bastão de óleo antes de usá-lo pela primeira vez e depois de ter sido guardado após o uso. Essa pele dura desenvolve-se no bastão para proteger a tinta restante de ficar dura e impossível de usar. Você pode usar suas unhas ou uma faca afiada para retirar a camada.

Passo 2

Para alcançar uma superfície macia e capaz de misturas, ou para manter a textura consistente pela pintura, aplique uma camada de bastão branco na superfície antes de qualquer outra cor. Os bastões de óleo podem ser usados em praticamente qualquer superfície.

Passo 3

Aplique um bastão de óleo na superfície que estiver trabalhando, esfregando até que a cor desejada seja aplicada. Imediatamente após a aplicação, a cor pode ser riscada e gravada com qualquer objeto pontudo. A aplicação ficará suave e cremosa ao secar.

Passo 4

Adicione aplicações de bastão branco sobre as cores para diminuir o tom de qualquer bastão usado anteriormente. Para escurecer a cor, adicione um pouco de sua cor complementar.

Mais recentes

×