O que pode ser feito usando arenito?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
O arenito é uma rocha sedimentar encontrada em vários locais ao redor do mundo. O lugar mais comum para encontrá-lo é no leito de rios, lagos e oceanos. O arenito é usado como material de construção ou como componente na produção de alguns itens.
Formação
O arenito é formado ao longo de vários anos abaixo da superfície de oceanos, lagos e rios, quando as pequenas partículas de rocha, areia e solo se depositam no fundo do corpo d'água e são cobertos por outras camadas de solo e areia, eventualmente se compactando em camadas rígidas de rocha. As qualidades do arenito mudam conforme o tipo de mineral que se junta para formar a rocha, sendo o mais comum o quartzo. Outros minerais incluem o granito. Os grãos de areia que formam o arenito são fixados através de agentes cimentante, incluindo calcita, argilas, carbonato de cálcio, óxido de ferro e gesso. Em áreas onde o agente cimentante tem natureza macia, como argila e gesso, o arenito também tende a ser macio.
Construção
Um dos usos mais comuns da rocha é para a produção de materiais de construção e na arquitetura. A força da maior parte dos arenito faz com que ele seja muito usado como chão e para pavimentar exteriores e prédios comerciais. A rocha também pode ser cortada e polida para produzir ornamentos, como lápides, prateleiras, relógios e lareiras. O arenito é um material comum usado para paredes de sustentação e na indústria química, ele é usado para cobrir chão e paredes por sua resistência a ácidos e bases.
Produtos
Quando combinado com outros materiais, o arenito é usado na produção de uma variedade de itens, incluindo vidraçarias. Ele é usado na produção de pratos de vidro e todo tipo de vidraçarias. A rocha é quebrada e combinada com concreto ou asfalto e usado para preencher diques e píeres.
Salino
O arenito é resistente ao ar salino, então é muito usado para cobrir o exterior de construções, jardins e objetos paisagísticos em áreas próximas ao mar. Produtos ornamentais criados com arenito incluem arcos, mobílias, esculturas e artesanatos.
Referências
Sobre o Autor
Paul Cartmell began his career as a writer for documentaries and fictional films in the United Kingdom in the mid-1990s. Working in documentary journalism, Cartmell wrote about a wide variety of subjects including racism in professional sports. Cartmell attended the University of Lincoln and London Metropolitan University, gaining degrees in journalism and film studies.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images