×
Loading ...

Como saber se uma bateria está boa ou não

Usar e carregar constantemente baterias pode fazer com que elas se desgastem, sejam elas usadas para alimentar carros, celulares, notebooks ou câmeras. Caso uma de suas baterias não consiga mais segurar uma carga completa ou até mesmo parcial, talvez seja a hora de trocá-la. Como uma bateria descarregada tem a mesma aparência que uma nova, usar um multímetro ou algumas técnicas simples de testes de baterias podem determinar se elas ainda podem ser usadas ou não.

Instruções

Embora as baterias tenham um aspecto semelhante, sua voltagem e carga podem ser diferentes (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Carregue completamente a bateria e desconecte o carregador. Em seguida, coloque-a em um de seus dispositivos para testá-la, verificando se ela é capaz de segurar uma carga total ou parcial. Caso a bateria acabe muito antes do que o normal, ela pode estar com defeito ou totalmente vazia. Em ambos os casos, substitua-a. Caso a bateria consiga alimentar o aparelho por um certo tempo, ela ainda está boa.

    Loading...
  2. Conecte a bateria a um multímetro digital. Prenda a ponta de prova vermelha (positiva) no terminal positivo da bateria e a ponta preta (negativa) no lado negativo da bateria. Em seguida, observe o resultado no visor do multímetro e compare-o à tensão no rótulo da bateria. Por exemplo, se você tiver uma bateria de 12 volts e o multímetro mostrar 4 volts, ela estará com defeito e precisará ser substituída. Nesse caso, para que a bateria ainda esteja boa para ser usada, o resultado mostrado no multímetro deverá ser entre 10V e 12V.

  3. Observe as condições físicas da bateria. Se houver quaisquer arranhões ou vazamentos nela ou em seus arredores, pare de usá-la, pois o ácido da bateria pode causar irritações na pele e danificar seus aparelhos.

Loading...

Dicas

  • Sempre use luvas ao manusear baterias para evitar entrar em contato direto com possíveis vazamentos de ácidos.

O que você precisa

  • Carregador
  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...