Uma geladeira deve ficar em um circuito elétrico separado?

É válido ter um circuito adicional para manter sua comida resfriada

eggs and milk image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com

Planejar os circuitos elétricos da cozinha é uma fase crítica na construção de qualquer casa. Na maioria dos casos, a cozinha terá o maior consumo de energia em comparação com qualquer outro cômodo da casa. Os fogões, as geladeiras, os freezers, os micro-ondas e as cafeteiras utilizam quantidades significativas de eletricidade para funcionarem. Um circuito indevidamente planejado ou dimensionado pode causar o disparo constante de disjuntores em muitas casas mais antigas. Se uma geladeira deve ou não ficar em um circuito separado dependerá de um certo número de condições.

Consumo de energia

A maioria das geladeiras usa entre 500 e 750 watts quando ligada. Com uma corrente de 110 volts, um aparelho de 750 watts exigirá 6,8 amperes para funcionar. A fórmula para a conversão de watts para amperes é watts dividido por volts = amperes. Uma geladeira em um circuito padrão de 15 amperes utilizará cerca de metade da amperagem disponível e menos da metade de um circuito de 20 amperes. No entanto, ainda há outras considerações a serem analisadas.

Margem de segurança

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) especifica que um circuito elétrico só deve carregar 80 por cento de sua carga nominal durante sua operação normal. Um circuito de 15 amperes, nestas circunstâncias, teria uma capacidade de carga real de 12 amperes. Com uma carga de 6,8 amperes, a capacidade de reserva de trabalho recomendada seria de 5,2 amperes. Aumentar a capacidade para 20 amperes dará uma margem de segurança maior, mas os cuidados ainda deverão ser exercidos.

Eletrodomésticos adicionais

A capacidade no circuito do exemplo anterior provavelmente suportaria um abridor de lata elétrico. Tentar operar um micro-ondas ou uma torradeira neste circuito, enquanto o compressor da geladeira estiver funcionando, resultaria em um disjuntor desarmado. Qualquer eletrodoméstico no mesmo circuito de 15 amperes precisaria ser dimensionado com cuidado.

Segurança dos alimentos

Um argumento em favor de um circuito separado para geladeiras ou freezers é a possibilidade de uma queda de energia despercebida. Em uma situação de sobrecarga, o disjuntor desligará a energia que vai para o circuito. Quando isso acontece, o disjuntor deverá ser redefinido manualmente para restaurar a energia. Isso não será significativo por alguns minutos, mas se a falha ocorrer enquanto o proprietário estiver ausente durante um longo período de tempo, a geladeira terá de ser limpa antes de sua utilização posterior.

eHow Brasil
×