O que fazer se o seu bebê ingerir creme para assaduras
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Certamente, toda mãe fica preocupada quando seu filho ingere algo que não seja comida; muitos bebês encontram e colocam coisas que não deveriam na boca - inclusive creme para assaduras. O ingrediente principal da maioria dos cremes é o óxido de zinco, e as informações abaixo referem-se ao que fazer se seu bebê ingerir creme para assaduras que contenha essa substância. Note, porém, que os conselhos aqui apontados não substituem de forma nenhuma o conselho de um médico ou de um Centro de Informações Antiveneno (CIAVE).
Determinando o perigo
Remova a maior quantidade possível do creme da boca do bebê. Em seguida, ligue para o Centro de Informações Antiveneno mais próximo ou seu pediatra, tendo em mãos o nome e fabricante do creme, assim como a quantidade estimada de creme que o bebê ingeriu e a idade da criança. Se seu filho engoliu uma quantidade significativa do creme para assaduras ou tem menos de seis meses de idade, aconselha-se levar o bebê a um pronto-socorro.
Monitorando os sintomas
Se seu pediatra ou um especialista do Centro de Informações Antiveneno determinar que não é necessário levar seu bebê a um pronto-socorro, é importante que você monitore o comportamento de seu filho por alguns dias. Diarreia, vômito moderado e dores de estômago são comuns e não são motivos para preocupação, a menos que algum desses sintomas seja grave. Em caso de febre ou outros sintomas não listados aqui, leve-o ao médico imediatamente.
Tratando os sintomas
De acordo com representantes da Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicação, a melhor maneira de tratar os sintomas comuns à ingestão de creme para assaduras é fazer o paciente ingerir bastante líquido e deixar que seja liberado naturalmente. O leite ajuda a diminuir as dores no estômago e, se aquecido, pode ajudar seu bebê a dormir, amenizando quaisquer outros sintomas. E claro, mantenha o creme fora de seu alcance no futuro.
Referências
- Mike Barbero, representante do Controle de Intoxicações; Centro de Intoxicação de Illinois (Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicação); Chicago, IL
- Informações de segurança sobre o óxido de zinco [em inglês]
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images