Benefícios da unha-de-gato para cabelos grisalhos

the undergrowth of the rain forest image by Elmo Palmer from Fotolia.com
A unha-de-gato, planta que possui esse nome devido ao formato curvo de seus espinhos que lembram as garras de um gato, é típica das florestas tropicais. Essa planta tem várias propriedades medicinais, incluindo aplicações contra doenças do sistema imunológico, e embora há quem diga que ela pode ajudar a combater os cabelos grisalhos, não há nenhum estudo científico que comprove o fato.
A experiência surpreendente de Nicole Maxwell
Nicole Maxwell, nascida na Califórnia, se mudou para a América do Sul após se divorciar em 1945, onde morou por 12 anos de acordo com um artigo escrito por Robert McG. Thomas Jr. e publicado pelo jornal "New York Times" pouco após sua morte. Durante uma visita a Quito, no Equador, em 1947, Maxwell sentiu pessoalmente os efeitos de cura da planta quanto, depois de sofrer um ferimento sério de facão em seu braço, bebeu a seiva vermelha de uma planta que seu guia trouxe e viu o ferimento parar de sangrar e fechar sem deixar cicatriz.
O trabalho de Maxwell
A experiência mudou a vida de Maxwell, que passou a encontrar, catalogar e convencer as empresas farmacêuticas a se interessarem pelas plantas Amazônicas. Ela se tornou amiga dos nativos, aprendeu como usar as plantas medicinais e publicou, mais tarde, um livro chamado "Witch Doctor's Apprentice: Hunting for Medicinal Plants in the Amazon" (em tradução livre, Aprendiz de Xamã: Caçando plantas medicinais na Amazônia) em 1961, que foi revisado e atualizado duas vezes desde então, mais recentemente em 1990.
Pesquisa
De acordo com um artigo a revista "Better Nutrition", escrito por Steven Foster e publicado em Maio de 1996, uma pesquisa começou em dois laboratórios separados em 1974, um em Londres e um na Itália, cujo objetivo era pesquisar o potencial contra tumores da unha-de-gato. Foi apenas em 1990, quando foi publicada uma revisão do livro, que Maxwell revelou ter usado a unha-de-gato pessoalmente, e comentou sobre seu potencial no combate aos cabelos grisalhos. A pesquisa continuou desde então tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, mas sempre com foco em sua potencial propriedade contra o câncer, e não cabelos grisalhos.
A descoberta dos efeitos da unha-de-gato nos cabelos grisalhos
A versão revisada de 1990 do livro de Maxwell inclui uma passagem detalhada sobre seu uso pessoal da unha-de-gato para curar uma infecção séria aos 80 anos e, para sua surpresa, o seu cabelo, que ela descreveu como completamente branco por anos, começou a escurecer após usar a planta, e voltava a esbranquecer quando ela parava de usá-la.
Teorias e especulações
Enquanto as propriedades de combate contra os cabelos grisalhos da planta descritas por Maxwell não foram confirmadas em laboratório, a sua paixão por essa área da biologia e sua experiência na área levaria uma pessoa a considerar a planta como um possível tratamento alternativo. Em uma análise preliminar condizuda por Subhuti Dharmananda, Ph.D., no Instituto de Medicina Tradicional em Portland, Oregon, o Dr. Dharmananda afirmou que o tratamento usando unha-de-gato possuía baixos níveis de toxidade e, portanto, não apresentava muito risco.
Referências
- The New York Times: Nicole Maxwell, uma audaciosa caçadora de plantas medicinais, morre aos 92 [em inglês]
- "Witch Doctor's Apprentice: Hunting for Medicinal Plants in the Amazon"; Nicole Maxwell; 1990 [em inglês]
- Institute for Traditional Medicine: Uncaria Tomentosa (Unha-de-gato) [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Malinda Zellman has instructed computer, ESL and GED classes. She is a retired homeschooler and school librarian. She is contributing author for two books, "Games" and "Crafts," by Group Publishing. She has written for print magazines and websites. She holds two BA degrees, business administration and economics, from Rollins College.
Créditos Fotográficos
the undergrowth of the rain forest image by Elmo Palmer from Fotolia.com