Como fazer um berrante caseiro

••• Black Ram image by Andrew Breeden from Fotolia.com

Berrantes são feitos de chifres, tradicionalmente chifres de carneiro, porém podem ser utilizados também chifres de antílope, gazela e cabra. Ele é basicamente um chifre, utilizado durante feriados tradicionais judeus, como Rosh Hashaná e Iom Kipur. Muitas vezes citado na Torá e na Bíblia, o berrante é tocado em ocasiões específicas para inspirar fiéis a refletir sobre seu comportamento e sua relação com deus. Comprar um berrante pode ser muito caro. Fazer um caseiro é uma opção muito mais acessível, mesmo que seja um pouco trabalhoso.

Passo 1

Deixe o chifre fervendo na água de duas a cinco horas. Adicione soda de lavagem ou detergente na água para facilitar a limpeza posteriormente.

Passo 2

Puxe a cartilagem do chifre enquanto estiver fervendo. Depois de meia hora ou mais, você será capaz de remover a cartilagem com um picador de gelo ou outra ferramenta afiada.

Passo 3

Seque o chifre inteiro.

Passo 4

Insira um arame flexível na parte oca do chifre, para medir o comprimento.

Passo 5

Alinhe o fio contra a parte de fora do chifre e faça uma marca, passando cerca de 2,5 cm da extremidade oca.

Passo 6

Corte o chifre perpendicularmente na marca de 2,5 cm feita anteriormente. Utilize uma serra ou serrote para fazer o corte.

Passo 7

Faça um orifício com cerca de 3,65 mm na extremidade recém-serrada, até que o furo chegue à parte oca do chifre.

Passo 8

Amplie o buraco que você acabou de fazer. Use uma faca ou um perfurador elétrico para aumentar o tamanho do bocal até que se obtenha a forma de um sino, como uma trombeta.

Passo 9

Faça o polimento da superfície interna e externa do bocal após a perfuração, para que se ajuste à boca do usuário do berrante. Não lustre o local. Deixe-o áspero e irregular, com um aspecto tradicional.

Mais recentes

×