Brincadeiras educativas no quadro-negro para crianças

child's mini chalkboard - apple image by samantha grandy from Fotolia.com
Os professores costumavam ser os únicos a escreverem no quadro negro, a menos que o aluno estivesse de castigo e tivesse de escrever "Vou ficar no meu lugar" cem vezes. Quadros-negros são uma ferramenta motivadora que os professores podem usar para fazer com que os alunos se interessem por aprender novas habilidades e praticar as que já adquiriram. Jogos educativos que utilizam o quadro-negro dão uma nova dimensão ao aprendizado e permitem aos alunos brincarem no quadro, o que sempre é divertido. Uma vez que começar a pensar em maneiras de utilizar o quadro-negro para reforçar o aprendizado, você estará prestes a conquistar a atenção de seus alunos para este método de ensino.
Jogo de desenho e vocabulário no quadro-negro
O propósito deste jogo é ajudar os alunos a aprenderem novas palavras em uma competição saudável. Para realizar este jogo, o professor prepara uma série de fichas, cada uma contendo uma palavra. Elas são escolhidas e uma pessoa de cada time vai ao quadro. Um de cada vez desenha a imagem de sua ficha, enquanto seus colegas de equipe tentam acertar a palavra. O tempo-limite é de um minuto. Ao fim deste tempo, terminam as chances de adivinhar e o time ganha um ponto se acertou. Depois é a vez do outro time. A cada rodada, troca-se a pessoa que desenha pelo time.
Jogo da bomba-relógio
A essência do jogo da bomba-relógio é responder questões relacionadas a matemática, ciências, história e outras disciplinas. A turma é dividida em duas equipes e uma pessoa de cada equipe é o monitor da bomba-relógio. Os monitores vão ao quadro-negro e cada um desenha um relógio de bomba-relógio sem números. O professor lê uma pergunta para uma equipe de cada vez. Cada equipe tem um minuto para responder corretamente a pergunta. Se a equipe não responder corretamente, o gravador adiciona um número ao mostrador de relógio. A bomba-relógio explode quando seis números são adicionados. A primeira equipe a explodir a sua bomba perde.
Jogo-da-velha de perguntas e respostas
Este jogo coloca um aluno contra o outro. Uma grade de jogo-da-velha é desenhada no quadro, e um aluno fica com "O", enquanto o outro fica com "X". O professor faz perguntas sobre qualquer matéria estudada em sala de aula. Todos os assuntos são válidos. O professor lê uma pergunta para um aluno de cada vez. Se ele acertar, pode marcar na grade. Caso contrário, não. O primeiro aluno a enfileirar três símbolos vence, e são escolhidos dois outros alunos para participarem da próxima rodada.
Referências
Sobre o Autor
Mary Johnson-Gerard began writing professionally in 1975 and expanded to writing online in 2003. She has been published on the Frenzyness Divorce Blog and on Neumind International Pte Ltd. Her book "When Divorce Hurts Too Long—Ouch" was published in 2009. Johnson-Gerard holds a doctorate in educational psychology from the University of Missouri.
Créditos Fotográficos
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