Brincadeiras Espanholas Tradicionais para Crianças
Alpuente (Valencia) Spain image by Pakmor from Fotolia.com
Algo que as crianças têm em comum em todo o mundo é a tendência natural de criar brincadeiras espontâneas. Eles usam tudo o que estiver ao redor delas, inventam regras e começam um brincadeira organizada. A brincadeira de rua espanhola tem sobrevivido a diversas gerações. Existem muitas semelhanças nas brincadeiras espanholas tradicionais com as brincadeiras dos Estados Unidos.
La charca
La charca, que significa piscina, é uma variação da amarelinha, jogo popular na cidade de Peñafiel, na Espanha. Vários círculos são desenhados no concreto com giz. Um número é desenhado em cada círculo. Os jogadores se revezam anunciando um número e, em seguida, lançam uma pedra no chamado círculo. O jogador que atirar a pedra no círculo correto deve pular nos círculos até que atinja o círculo com a pedra. Ele deve pegar a pedra, e então pula de volta. Se ele for capaz de pular para trás sem cair, pode colocar seu nome no círculo. Ninguém pode pular no círculo marcado, apenas aquele jogador. A pessoa que tiver mais círculos marcados no final ganha.
La Semana
A Semana, ou La Semana, é jogado usando um conjunto de escadas. Seis escadas são usadas, com a primeira escada representando Segunda-feira, a segunda Terça-feira e até Sábado, que será a sexta escada. Uma pessoa é "Ele" e ficará no chão chamando os dias da semana. Os jogadores têm de correr para a escada correspondente conforme forem chamados. Quando for chamado "Domingo", os jogadores devem deitar no chão e depois voltar até a primeira escada o mais rápido possível. O participante em que "Ele" pisar quando os jogadores estiverem no chão será o próximo jogador a ser "Ele".
Color, colorcito
Todos os jogadores escolhem uma base segura, como uma grande rocha ou uma área de uma parede. Uma pessoa é designada como "Ele" e diz, "Cor, corzinha..." e então diz o nome de uma cor. O resto dos jogadores deve correr e achar um objeto que tenha aquela cor. Depois que um item for encontrado, ele poderá ficar em local seguro. "Ele" corre atrás das crianças e tenta marcar uma delas antes que atinjam a base segura. A pessoa que ele marcar será o novo "Ele".
Referências
Sobre o Autor
Monica Dorsey began her writing career in 2001, authoring career and college advice articles online and in print. Her work has appeared in publications such as "Philadelphia Metro,” "Collegebound Magazine” and PC&U publications.
Créditos Fotográficos
Alpuente (Valencia) Spain image by Pakmor from Fotolia.com