Jogos tradicionais infantis da Austrália

••• Australia image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com

As crianças ao redor do mundo crescem em uma variedade inimaginável de ambientes. Apesar das casas, experiências e culturas serem diferentes, um denominador comum é que todas as crianças gostam de brincar e se divertir. Alguns jogos são parecidos, enquanto outros são exclusivos a culturas específicas. Na Austrália, os costumes e práticas de uma variada população criaram uma grande quantidade de jogos e passatempos.

Para baixo baixo baixo

tennis ball image by timur1970 from Fotolia.com

"Para baixo baixo baixo" envolve jogar uma bola de tênis entre dois jogadores e o o eventual agachamento de quem deixar a bola cair. Os jogadores começam a jogar a bola um para o outro. Se um dos jogadores deixar a bola cair, ele deve se abaixar e ficar sobre um dos joelhos. Se derrubar novamente, ele deve ficar ajoelhado com ambos os joelhos. Ao derrubar de novo, será preciso encostar um dos cotovelos no chão, depois os dois cotovelos e, finalmente, a brincadeira acaba no queixo, com o jogador completamente deitado no chão.

Preso na lama

tag rugby image by Alison Bowden from Fotolia.com

O jogo "Preso na lama" lembra a brincadeira da "Estátua". Os jogadores congelados devem permanecer parados até que um jogador livre rasteje entre seus pés, que estão plantados como se estivessem presos na lama. Todos os jogadores estão congelados até restar apenas um jogador livre.

Que horas são, seu Lobo?

kids playing image by Cristina Cazan from Fotolia.com

"Que horas são, seu Lobo?" é um jogo que foca em apenas um jogador, o "lobo", que está de costas para os outros jogadores, afastado cerca de 15 metros. Os outros jogadores começam a perguntar sobre as horas. Quando o lobo grita as horas, os outros jogadores fazem o mesmo número de passos para frente (dez horas para dez passos, duas horas para dois passos, e assim por diante). Quando grupo estiver perto o suficiente, o lobo grita "hora de jantar" e tenta pegar um dos outros jogadores. O jogador que for alcançado assume as funções do lobo.

Bounce Eye (Bolas de gude)

marble in a group of marbles image by Ellanorah from Fotolia.com

"Bounce Eye" é um jogo que existe há mais de 200 anos. Ele envolve ao menos três jogadores e bolas de gude. Depois de desenhar um círculo de 30 cm, cada jogador deposita duas de suas três bolinhas no centro. Cada jogador dá uma volta soltando sua bolinha restante sobre a bolinha do outro jogador, tentando retirá-la do círculo. Quando uma bola de gude sair do círculo, ela se tornará propriedade do jogador que a tirou de lá. Continue jogando até que todas as bolinhas estejam fora do círculo. O jogador que acumular a maior quantidade de bolinhas será o vencedor.

Mais recentes

×