×
Loading ...

Como fazer uma cabeçada com corda

As cabeçadas fazem parte do arreio ou do cabresto do cavalo. Elas passam pelo freio ou pela focinheira, sobre a cabeça do cavalo, por trás de suas orelhas, depois pelo freio ou focinheira do outro lado, e são projetados para manter os apetrechos da cabeça firmes no lugar. Em um arreio, a cabeçada é normalmente feita de couro curado ou cru, e em um cabresto, de lona ou de náilon. Em um cabresto de corda, a cabeçada é feita com um pedaço contínuo de corda atada que se encaixa na cabeça do cavalo. A corda faz uma boa cabeçada temporária para substituir uma correia quebrada do arreio em caso de emergência. Se estiver fazendo uma cabeçada para um uso mais frequente, escolha uma corda macia, como a de algodão, que não criará atrito contra o cavalo.

Instruções

A cabeçada do arreio é geralmente feita de couro (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. Meça o comprimento da correia quebrada ou o comprimento da cabeçada. Para uma cabeçada para cabresto, meça a partir do lado mais próximo da focinheira, passando por cima da cabeça do cavalo, por trás de suas orelhas, até o outro lado da focinheira. Para uma cabeçada de arreio, meça a partir da parte superior do anel do freio mais próximo, sobre a cabeça, até o topo do anel do freio do outro lado.

    Loading...
  2. Meça a corda no comprimento necessário e adicione mais 15 cm em cada extremidade. Corte a corda no tamanho medido. Utilize a ponta da faca para desfazer os fios da corda, a uma distância de 15 cm de cada extremidade. Estenda a corda esticada sobre uma mesa e coloque um clipe em uma das pontas.

  3. Passe um fio de corda através do clipe, da esquerda para a direita, e os outros dois fios da direita para a esquerda. Comece a trançar os fios sob o cordão principal da corda em um padrão "um por cima, um por baixo". Quando você chegar ao final dos fios, enrole um pouco de fita isolante ou linha em torno da ponta da trança para segurar melhor.

  4. Se necessário, verifique novamente a medida e retire um pouco do comprimento. Repita o processo para adicionar o outro clipe. Encaixe a cabeçada ao cabresto ou ao arreio, certificando-se de que os clipes estejam afastados da pele do cavalo para não beliscá-lo.

Loading...

Dicas

  • Em caso de emergência, a corda pode ser firmemente atada aos clipes ao invés de emendada, ou mesmo amarre diretamente ao freio.
  • Carregue uma cabeçada de corda pendurada à sela em passeios por longas trilhas, caso sejam necessários reparos de emergência.

Aviso

  • Certifique-se de que todas as articulações estejam firmes antes de usar a cabeçada.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Corda de algodão de três fios ou corda de nylon
  • Faca
  • Mesa
  • Fita isolante ou linha
  • Dois clips

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...