Como fazer uma cortina de palco

Cortinas com abertura central são uma tradição no teatro

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Há poucos momentos no teatro tão intrinsecamente envoltos de expectativa como o em que o público vê as cortinas do palco começarem a se abrir. Entretanto, cortinas de palco com abertura central dão mais do que um efeito dramático e permitem que os auxiliares de palco movimentem os cenários e preparem o palco, permanecendo longe dos olhos da plateia. Devido ao peso dessas cortinas de palco e o comprimento que devem abranger, a maioria das hastes para cortinas não vai suportar o peso de uma cortina de palco. Então os teatros devem desenvolver sistemas de aparelhamento adequado para o espaço de atuação.

Step 1

Meça o palco, para determinar o tamanho das cortinas. A medida deve abranger a distância total de uma extremidade do palco, que normalmente é escondida por um drapeado, até a outra extremidade. Compre tecido drapeado o suficiente para cobrir essa distância, acrescentando dois metros de tecido adicional para servir como bainhas e bordas nas cortinas. Meça a altura que a cortina precisa encobrir e adicione 20 cm a essa medida, quando comprar o tecido.

Step 2

Planeje o design das cortinas. Faça duas folhas idênticas, cada uma com metade do tecido comprado. Faça uma bainha de 10 cm na borda superior e na inferior e de 5 cm nas bordas laterais. Insira os pinos na parte superior, do lado do avesso de cada folha da cortina.

Step 3

Corte o trilho na largura necessária para o palco. Meça do chão até a borda superior de cada lado do palco, para garantir que a cortina fique nivelada, quando pendurada, e fixe os suportes nestes pontos. Com uma furadeira elétrica e uma chave de fenda fornecidas com os materiais de montagem, prenda os trilhos sobre o palco.

Step 4

Instale uma guia deslizante -- o gancho ao qual se fixa a linha de polia -- no centro do trilho e instale rodízios suficientes no trilho de suporte da cortina. Dependendo do peso, você poderá precisar de um rodízio para cada 10 ou 15 cm de cortina. Coloque as ponteiras fornecidas com o trilho nas extremidades, para bloquear os rodízios.

Step 5

Monte as roldanas paralelas ao trilho em cada uma de suas extremidades, utilizando o eixo e as ferragens fornecidas com elas. Insira a linha de polia entre as polias, conectando-a à guia deslizante. Inicie inserindo a linha na extremidade superior de uma roldana, através da guia naquele lado da cortina e por baixo da borda inferior da polia oposta. Continue inserindo a linha, de modo que envolva a aresta superior da segunda roldana, através da segunda guia deslizante e sob a extremidade inferior da primeira roldana. Quando enfiada corretamente, a linha terá a forma padrão de um oito. Corte a linha para que se encaixe perfeitamente no sistema de polias e grude as pontas juntas, queimando-as com um isqueiro.

Step 6

Monte uma outra polia diretamente abaixo da instalada na seção anterior, agora na altura da cintura, para operar o mecanismo de abertura e fechamento. Use uma furadeira elétrica e ferragens fornecidas com a polia. Amarre a linha da polia em uma laçada única sobre a polia superior e em torno da parte inferior da polia inferior. Corte a linha para que se encaixe perfeitamente entre as duas polias e faça a emenda utilizando um isqueiro.

Step 7

Teste a tensão nas linhas de polia. Se estiver corretamente instalado, ao puxar a linha o movimento será transferido ao sistema de roldanas sobre o palco, o que permitirá abrir a cortina. Se as linhas de polias estiverem muito soltas para forçar o movimento, ajuste a sua tensão.

Step 8

Pendure as cortinas, colocando os pinos inseridos na etapa 2 na guia instalada no trilho durante o passo 4.

eHow Brasil
×