Cabos de rede de categoria 5 podem ser usados para criar cabos VGA apropriados para o uso em monitores comuns que usam conectores de vídeo de 15 pinos. Os cabos CAT5 possuem oito condutores e por isso precisam ser utilizados em pares para que hajam os 15 condutores necessários para o sinal VGA. O comprimento limite padrão para um cabo VGA sem o uso de extensores especiais de alcance é de 4,5 metros.
Instruções
-
Ligue o ferro de solda eletrônica na tomada para pré aquecê-lo e coloque-o no suporte.
Loading... -
Corte dois cabos CAT5 de modo que tenham comprimento suficiente para fazer a conexão necessária e ainda deixar uma folga no cabo quando conectado. Descasque cerca de 1,5 centímetros dos isolamentos das pontas de cada cabo com cuidado para não cortar os condutores internos.
-
Separe cada um dos pares trançados em condutores individuais. Descasque cerca de meio centímetro da ponta de cada um deles.
-
Fixe um dos conectores de 15 pinos D-sub no suporte de soldagem de modo que os pontos que serão soldados fiquem voltados para cima.
-
Coloque um dos condutores em um dos pinos do conector e toque a junção entre o condutor e o pino com o ferro de solda. Toque com a solda no condutor abaixo da ponta do ferro de solda imediatamente, até que uma pequena quantidade de solda flua para a junção. Remova o ferro de solda e a solda e então verifique a conexão.
-
Repita o processo para os outros pinos do conector até que todos tenham um fio soldados entre eles. Corte fora o condutor que sobrou.
-
Fixe o segundo conector no suporte para soldagem e solde cada fio nos pinos de maneira que correspondam aos pinos do primeiro conector. Quando concluído, cada pino deve ter uma conexão direta com o pino de mesma posição na outra ponta.
-
Encaixe as capas D-sub ao cabo e envolva-o em vários locais com fita isolante para manter os dois cabos CAT5 juntos.