Como usar o PuTTY para uma conexão serial
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images
O PuTTY é um emulador de terminal de código aberto, usado para conectar servidores SSH, telnet e similares para administração remota. Desenvolvido por Simon Tatham, que lançou a primeira versão em 1999, o PuTTY foi atualizado várias vezes ao longo dos anos para adicionar novos recursos e corrigir erros. Ele também permite que você se conecte a um dispositivo conectado à porta serial do computador, enviando comandos digitados para o dispositivo serial e exibindo a resposta. Isto é útil para depuração de hardware de rede equipado com portas seriais, ou para conectar microcontroladores e outros dispositivos eletrônicos.
Step 1
Clique no menu "Iniciar" do Windows e depois clique no grupo de programa "PuTTY" para abri-lo. Clique no ícone "PuTTY" para iniciar o programa.
Step 2
Clique no botão de radio "Serial" para definir o tipo de conexão.
Step 3
Digite o endereço COM da porta serial no campo "Serial Line" para selecionar a porta COM a que o dispositivo serial está conectado, por exemplo, COM1 ou COM2. Digite a velocidade de transmissão em que o dispositivo serial opera no campo de velocidade, por exemplo, 9600 ou 115200. Se você não tiver certeza de qual velocidade de transmissão usar, verifique a documentação do dispositivo serial. Se nenhuma documentação estiver disponível, comece em alta velocidade, como 115200, e vá diminuindo até que você possa conectar o dispositivo com sucesso.
Step 4
Clique no item de menu "Serial" em "Connection", na árvore de menu "Category" no lado esquerdo da janela do PuTTY para alterar os parâmetros padrão, se necessário. Você pode definir o número de bits de dados e bits de parada, bem como o método de controle de paridade e fluxo usado para conectar o dispositivo serial. Se você não tiver certeza de quais configurações usar, deixe esta configuração em valores padrão, que vai funcionar na maioria dos casos.
Step 5
Clique no botão "Open" para iniciar a conexão com o dispositivo serial. Você pode ver alguns textos introdutórios enviados deste dispositivo serial quando estiver conectado, mas alguns dispositivos não respondem até que você envie um comando. Uma vez que você tenha digitado alguns dados e pressionado a tecla "Enter" para transmitir ao dispositivo serial, você deve ver uma resposta do dispositivo exibido na janela do PuTTY.
Step 6
Feche a janela do PuTTY clicando no botão fechar para encerrar a conexão de série, quando necessário.
Referências
Recursos
Dica
- Para descobrir qual porta COM o dispositivo serial está usando, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows a partir do Painel de Controle. As portas seriais estão listados na seção Portas (COM e LPT) da árvore de dispositivos. Se o seu computador ou laptop não tiver uma porta serial, conversores de USB para serial estão disponíveis on-line a um custo baixo, ou em lojas de informática ou eletrônica.
Sobre o Autor
Gareth Downes-Powell has been writing since 2000. He has contributed to a number of U.K. magazines, including "Web Designer," and has co-written four IT-related books published by Apress and Wrox. He has also worked as a technical editor on a number of titles for U.K. and U.S. publishers. Downes-Powell attended Thanet Technical College, achieving A-Levels in computer science, math and physics.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images