O que fazer se um cachorro comer ossos de galinha

O cão e seu osso são inseparáveis, mas se for osso de galinha é melhor tomar cuidado

Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images

Enquanto cães e ossos tendem a andar juntos como amigos inseparáveis, ossos de galinha e cachorros não se misturam e podem ser muito perigosos. Especialmente os ossos cozidos de galinha são frágeis e podem quebrar no estômago do cachorro, partindo-se em pedaços muito pequenos muitas vezes afiados que podem depositar-se no estômago ou no intestino delgado e causar hemorragia interna grave. Há um grande número de coisas a ser feitas se seu cachorro consumir ossos de galinha acidentalmente.

Alimentação em excesso

Dê comida em excesso para solidificar os pedaços de ossos que podem ter se formado no intestino do cão

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Se acontecer de seu cachorro comer ossos de galinha, um método de protegê-lo dos efeitos nocivos que os ossos em lascas podem causar é alimentá-lo em excesso com alimentos moles, que vai de ração umedecida até arroz e carne cozidos. Embora isto não seja saudável para o animal se feito por um longo período de tempo, a comida extra no estômago e no trato intestinal ajuda a solidificar os pedaços que podem ter sido formados pelos ossos quebradiços. Leva poucos dias, em média, para que os ossos de galinha sejam liberados do organismo do cachorro.

Bola de algodão como remédio

Usar bolas de algodão pode ser um método para ajudar seu cachorro, mas deve ter muita cautela

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Alimentar seu cão com bolas de algodão é na verdade uma forma de encher o estômago e o trato intestinal dele de pedaços associados com ossos de galinha depois que tenham sido comidos. Há um método especifico para esta loucura, entretanto; por outro lado, bolas de algodão podem fazer mais prejuízo do que bem e causar um bloqueio no trato digestivo do cachorro. Use apenas algodão 100% e mergulhe-os aos poucos, com linguiça de fígado ou alguma outra coisa que seu cachorro não irá rejeitar quando você alimentá-lo. O algodão deve ser totalmente embebido e incapaz de absorver mais líquido para evitar o risco de criar um bloqueio intestinal. As bolas de algodão embebidas devem atravessar o cachorro em cerca de dois dias, junto com os ossos de galinha.

Induza o vômito

Em último caso, você pode chamar o veterinário, embora essa visita possa ser cara

Dean Golja/Digital Vision/Getty Images

Se você surpreender seu cachorro logo depois de comer ossos de galinha, induzir o vômito é uma outra boa maneira de proteger seu trato digestivo. Introduza alguma coisa na garganta do cachorro para fazê-lo vomitar, entretanto, pode criar uma reação violenta com ossos de galinha já partidos e causar um corte no estômago ou na garganta do cão. Por isso, alimente-o com uma lata de abóbora, por exemplo, para causar o vômito naturalmente. Apanhe o vômito para certificar-se que os ossos foram regurgitados.

Se nenhuma dessas soluções parecerem uma opção viável, chamar seu veterinário é um outro caminho seguro, embora vá acabar em uma visita cara.

eHow Brasil
×