Petiscos de orelha de porco fazem mal a cães?
Liquorice/Photodisc/Getty Images
Os donos muitas vezes acham que dar uma orelha de porco saborosa para seu companheiro canino é um petisco saudável. As orelhas de porco têm sido vistas pelos proprietários como uma alternativa segura para os muitas vezes perigosos brinquedos caninos de plástico. Recentemente, as pessoas começaram a se perguntar sobre a segurança desse alimento. Mesmo uma orelha de porco não contaminada por salmonela representa sérios riscos para a saúde de um cão.
Salmonela
As orelhas de porco colocam em risco tanto os cães quanto os humanos. Em 1999, 30 casos de salmonela infantil ocorreram com donos de animais no Canadá, de acordo com o órgão Food and Drug Administration dos Estados Unidos. A intoxicação por salmonela representa um sério risco para os seres humanos e animais de estimação.Os filhotes e cães mais velhos podem facilmente sucumbir à toxina. Cães e seres humanos infectados frequentemente apresentam febre, diarreia e vômitos.
Bloqueio e engasgo
As orelhas de porco carregam os mesmos perigos que a mastigação de couro cru. Os cães de raças grandes, que possuem mandíbulas fortes, muitas vezes quebram grandes blocos de orelha de porco. O cão inadvertidamente engolirá os pedaços e poderá engasgar ou sofrer de uma obstrução gastrointestinal. A garganta e o esôfago do cão podem ficar irritadas se o cão engolir um pedaço da orelha antes que ela amoleça. O animal também pode quebrar um dente mastigando o petisco com muita força.
Efeitos colaterais
A maioria dos cães adora orelhas de porco. Eles consumirão vorazmente tantas quanto puderem. Comer muito rapidamente esse petisco muitas vezes fará com que o cão vomite algumas partes. Consumir uma grande quantidade de orelhas de porco ou comê-las rapidamente também pode fazer com que o animal sofra de diarreia. A orelha curtida se decompõe lentamente no trato digestivo do cão. Se o pedaço provocar uma obstrução no trato gastrointestinal do animal, pode ser necessária uma cirurgia.
Considerações
A fabricação de orelhas de porco não tem regulamentação, ao contrário da fabricação de alimentos. As orelhas de porco e brinquedos de couro cru importados de outros países podem conter formol, sais de cromo, soluções de chumbo, compostos de arsênio ou de mercúrio. Os proprietários devem sempre lavar as mãos com água e sabão após o manuseio. Idosos, pessoas com baixa imunidade e crianças devem evitar a manipulação de orelhas de porco.
Referências
- U.S. Food and Drug Administration: Alerta de importação 72-03 [em inglês]
- U.S. Food and Drug Administration: Jones Natural Chews Co recolhe petiscos de orelha de porco devido ao risco de contaminação com salmonela [em inglês]
- The Whole Dog; Brinquedos seguros para cães; Jeannie Thomason; 2008 [em inglês]
- Dogged Health; Pergunte ao veterinário: orelhas de porco; Mark G. Burns [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Based in Oregon, Kimberly Sharpe has been a writer since 2006. She writes for numerous online publications. Her writing has a strong focus on home improvement, gardening, parenting, pets and travel. She has traveled extensively to such places as India and Sri Lanka to widen and enhance her writing and knowledge base.
Créditos Fotográficos
Liquorice/Photodisc/Getty Images