O que fazer se o cachorro comer um pedaço de bolo de chocolate
the dog sits image by Aliaksandr Zabudzko from Fotolia.com
Enquanto o bolo de chocolate pode ser um deleite para muitos seres humanos, seus companheiros caninos não devem comer a sobremesa. O chocolate pode ser tóxico para cães, causando sintomas que variam de vômitos, convulsões e até a morte, dependendo da quantidade ingerida.
Por que o chocolate faz mal para cachorros?
O produto químico específico no chocolate que afeta negativamente os cães é a teobromina. A quantidade do produto químico depende do tipo de chocolate, sendo o chocolate cozido o que tem a maior concentração de teobromina, enquanto o meio-amargo e chocolate ao leite ficam com quantidades menores. A gravidade da reação de um cão depende de quanto chocolate ele comeu, do seu tamanho e da sensibilidade do cão para o composto.
Sintomas de ingestão de chocolate
A intoxicação por teobromina pode se manifestar em uma variedade de sintomas, muitos parecidos com as mais simples doenças gastrointestinais. Eles podem incluir diarreia, vômitos, hiperatividade, aumento da frequência cardíaca, urinas muito frequentes e convulsões. Casos graves podem causar reações mais avançadas, como parada cardíaca, coma e outros problemas neurológicos.
O que fazer
Se um cão comer um pedaço de bolo de chocolate, é melhor contatar um veterinário imediatamente, se possível o veterinário habitual do cão. Não tente fazer com que ele vomite em casa. Se for necessário, o veterinário irá administrar carvão ou outro químico para induzir o vômito.
O veterinário pode pedir para o proprietário continuar a observar o cão, em vez de levar o animal para a clínica, dependendo da quantidade e tipo de chocolate no bolo, mas é provável que ele queira realizar um exame físico completo, incluindo o exame de sangue e de urina. Forneça ao veterinário informações sobre o tamanho do cachorro, do pedaço de bolo e de que tipo de chocolate foi colocado na sobremesa. Se o bolo ou chocolate foi comprado pronto, leve a lista de ingredientes para o veterinário.
O que acontece depois?
É melhor manter o cão em uma área calma e tranquila depois de receber os cuidados veterinários. Dependendo da gravidade da intoxicação, o animal pode precisar tomar soro IV por um dia ou mais, enquanto se recupera. Nos dias seguintes, não se esqueça de alimentar o cão com uma dieta branda.
Referências
- PetMD: Intoxicação de chocolate em cachorros [em inglês]
- Michigan Humane Society: Chocolate e ossos: Dois perigos sérios para seu cachorro [em inglês]
- U.S. Food and Drug Administration Center for Veterinary Medicine Animal Health Literacy Campaign: Deixe o chocolate de fora das comemorações [em inglês]
Sobre o Autor
Wisconsin native Ilse Andersen began her professional writing career in 2005. Her work has appeared in newspapers, magazines and websites, including “Hot Press” and the "Capital Journal." Her writing and photography won her awards from the Associated Press and South Dakota Newspaper Association. Andersen earned her Bachelor of Arts in journalism and art history from the University of Minnesota.
Créditos Fotográficos
the dog sits image by Aliaksandr Zabudzko from Fotolia.com