Eu posso comer caranguejo estando grávida?
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Frutos do mar, como caranguejo, contêm ácidos graxos ômega 3 e vitamina B, o que faz deles uma fonte de nutrientes saudáveis para grávidas. No entanto, grávidas devem ser mais cuidadosas com o preparo seguro da alimentação, já que seu sistema imunológico, sobrecarregado, pode se complicar para combater infecções.
Mercúrio
De acordo com a Associação Americana de Gravidez, o mercúrio encontrado nos frutos do mar pode ser perigoso para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê. O órgão regulador de alimentos e medicamentos dos EUA recomenda que crianças e grávidas evitem comer tipos de peixe que contêm grandes quantidades de mercúrio, como a garoupa e o peixe-espada. A carne de caranguejo contém uma pequena quantidade de mercúrio, porém deve ser consumida com moderação.
Consumo recomendado
O tipo de caranguejo com a menor quantidade de mercúrio é o caranguejo-real, de acordo com a Associação Americana de Gravidez. A associação alega que é seguro o consumo de 170 gramas de caranguejo-real duas vezes na semana. Caranguejo das neves, caranguejo-azul e a sapateira-do-pacífico contêm uma quantidade maior de mercúrio, sendo assim menor a quantidade de consumo permitida - menos de 170 gramas no mês.
Preparo
Grávidas são mais suscetíveis a infecções por bactéria em comidas contaminadas, de acordo com a Universidade do Estado do Colorado. Elas devem evitar comer carne de caranguejo congelada, se possível. A universidade recomenda comer caranguejo enlatado ou fresco.
Referências
Sobre o Autor
Cooking, travel and parenting are three of Kathryn Walsh's passions. She makes chicken nuggets during days nannying, whips up vegetarian feasts at night and road trips on weekends. Her work has appeared to The Syracuse Post-Standard and insider magazine. Walsh received a master's degree in journalism from Syracuse University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images