Eu posso comer caranguejo estando grávida?

Frutos do mar

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Frutos do mar, como caranguejo, contêm ácidos graxos ômega 3 e vitamina B, o que faz deles uma fonte de nutrientes saudáveis para grávidas. No entanto, grávidas devem ser mais cuidadosas com o preparo seguro da alimentação, já que seu sistema imunológico, sobrecarregado, pode se complicar para combater infecções.

Mercúrio

De acordo com a Associação Americana de Gravidez, o mercúrio encontrado nos frutos do mar pode ser perigoso para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê. O órgão regulador de alimentos e medicamentos dos EUA recomenda que crianças e grávidas evitem comer tipos de peixe que contêm grandes quantidades de mercúrio, como a garoupa e o peixe-espada. A carne de caranguejo contém uma pequena quantidade de mercúrio, porém deve ser consumida com moderação.

Consumo recomendado

O tipo de caranguejo com a menor quantidade de mercúrio é o caranguejo-real, de acordo com a Associação Americana de Gravidez. A associação alega que é seguro o consumo de 170 gramas de caranguejo-real duas vezes na semana. Caranguejo das neves, caranguejo-azul e a sapateira-do-pacífico contêm uma quantidade maior de mercúrio, sendo assim menor a quantidade de consumo permitida - menos de 170 gramas no mês.

Preparo

Grávidas são mais suscetíveis a infecções por bactéria em comidas contaminadas, de acordo com a Universidade do Estado do Colorado. Elas devem evitar comer carne de caranguejo congelada, se possível. A universidade recomenda comer caranguejo enlatado ou fresco.

eHow Brasil
×