×
Loading ...

O que faz com que os cachorros tenham almofadas das patas pretas?

Cães são conhecidos como "os melhores amigos do homem" por demonstrarem um companheirismo afetuoso. O DNA de cães da Ásia Oriental tem uma maior diversidade genética quando comparado ao de outras regiões, incluindo a Eurásia, onde acredita-se que cães domésticos são originados de lobos. Essa diversidade no DNA infere que seres humanos e cães começaram a formar ligações na Ásia Oriental.

Manter as almofadas das patas dos seus filhotes saudáveis garante que eles se exercitem de forma apropriada (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Desenvolvimento

Os filhotes nascem com almofadas em suas patas, que são semelhantes à planta do pé e ao calcanhar humano, já que ambos fornecem superfícies acolchoadas de proteção para a caminhada. Elas costumam ser rosas, pretas ou uma combinação dos dois. Assim como a tonalidade rosa, a coloração preta é perfeitamente normal. Algumas patas de filhotes podem mudar de rosa para preto, o que é um estágio comum de desenvolvimento.

Loading...

Sintomas preocupantes

Se o cão aparentar irritação em relação às manchas pretas que normalmente não estão presentes nas patas, isso pode indicar algum problema médico que precise de atenção. Sinais de irritação incluem morder, roer ou lamber a região, ou ainda mancar. Nesse caso, as manchas pretas podem ser um sinal de infecção ou alergia. O veterinário irá prescrever um tratamento para cada uma dessas situações, o que pode incluir um remédio caseiro simples de ácidos graxos ômega-3. Algumas formas de prevenção para o alívio de alergias incluem xampus e condicionadores à base de aveia.

Cuidado com as patas

O clima e as doenças de pele podem deixas as almofadas rachadas e secas. Usar um hidratante específico para a região sugerido pelo veterinário é a melhor solução para aliviar almofadas secas e prevenir contra futuros danos. Verificar entre os dedos à procura de detritos alojados também impede o surgimento de feridas indesejadas. Pinças funcionam bem para remover objetos pequenos. A prevenção é sempre o método ideal, então esforce-se para manter lixos, como vidro quebrado e estilhaços aleatórios, longe das regiões por onde o animal passeia.

Considerações finais

As almofadas das patas do cão têm uma camada externa protetora que é afetada por condições climáticas severas. Por exemplo, superfícies extremamente quentes causam bolhas e queimaduras, e um clima muito frio causa rachaduras nas almofadas. Colocar botas de cachorro antes de levá-lo para passear em qualquer clima evita o surgimento de rachaduras e perfurações na pata. O sal é outro produto que causa irritação, e é abundante em neve e gelo. Aplique vaselina nas almofadas das patas do seu cão antes de levá-lo para caminhar por um ambiente gelado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...