Como tratar feridas maceradas
Uma ferida macerada é uma lesão acompanhada por umidade, pele e deterioração branca em torno do local da lesão original. A maceração ocorre quando há muita umidade entre a ferida e seu curativo - às vezes, o exsudato (infiltração de resíduos biológicos na ferida) escapa e fica preso sob o curativo ou o ferimento em si torna-se excessivamente úmido. A maceração torna a cura mais difícil, por isso deve ser cuidadosamente tratada.
Step 1
Retire os curativos antigos ao redor da ferida e inspecione sinais de maceração. Pele em decomposição, putrefação ou odores desagradáveis são sinais de uma infecção que deve ser avaliada e tratada por um profissional médico. Tecido levemente macerado pode ser tratado em casa, se a condição do paciente não piorar.
Step 2
Limpe qualquer excesso de líquido no local da ferida com compressas de gazes. Verifique o ferimento em si para detectar exsudato e absorva o máximo possível com a gaze.
Step 3
Lave qualquer ferida que acumula pus ou outro exsudato. Use uma seringa limpa com água esterilizada para lavar todos os resíduos da ferida, então absorva a água com gaze. Apenas 60 ml ou menos de água será suficiente para a maioria das feridas.
Step 4
Trate a ferida com um creme ou spray anti-séptico. Bacitracina ou Neosporin são boas escolhas. Apenas uma ou duas gotas de creme ou um pouco de spray será suficiente - o objetivo é cobrir, não abafar, a ferida. Certifique-se de que a ferida está úmida, mas não molhada.
Step 5
Coloque uma bandagem na ferida, usando um curativo que é respirável.
Step 6
Verifique a ferida a cada quatro horas. Substitua o curativo, absorva qualquer exsudato novo e verifique o andamento da maceração. Se a condição da ferida se deteriorar, procure assistência médica.
Mais Artigos
Dica
- Se uma ferida torna-se macerada mesmo sem exsudato, então o problema, geralmente, é que ela ficou molhada e o curativo não foi devidamente trocado. Não há nenhuma razão, como tratamento inadequado das feridas, para que um corte com pouco ou nenhum exsudato se torne macerado. Mantenha a umidade da ferida sem deixá-la molhada e troque os curativos após imersão em água para evitar contaminação.
Advertência
- A maceração é um sério obstáculo para a cicatrização de feridas e aumenta significativamente as chances de infecção. Acompanhe a ferida com muito cuidado e verifique a temperatura do paciente para identificar sinais de infecção sistêmica. Feridas maceradas são mais propensas a sofrer danos com lesões secundárias, por isso, se a ferida está irritada, tome precauções extras para proteger a ferida, incluindo o uso de roupas de moleskine.
Sobre o Autor
Jason Gillikin is a copy editor and writer who specializes in health care, finance and consumer technology. His various degrees in the liberal arts have helped him craft narratives within corporate white papers, novellas and even encyclopedias.