Como tratar feridas maceradas

Uma ferida macerada é uma lesão acompanhada por umidade, pele e deterioração branca em torno do local da lesão original. A maceração ocorre quando há muita umidade entre a ferida e seu curativo - às vezes, o exsudato (infiltração de resíduos biológicos na ferida) escapa e fica preso sob o curativo ou o ferimento em si torna-se excessivamente úmido. A maceração torna a cura mais difícil, por isso deve ser cuidadosamente tratada.

Passo 1

Retire os curativos antigos ao redor da ferida e inspecione sinais de maceração. Pele em decomposição, putrefação ou odores desagradáveis ​​são sinais de uma infecção que deve ser avaliada e tratada por um profissional médico. Tecido levemente macerado pode ser tratado em casa, se a condição do paciente não piorar.

Passo 2

Limpe qualquer excesso de líquido no local da ferida com compressas de gazes. Verifique o ferimento em si para detectar exsudato e absorva o máximo possível com a gaze.

Passo 3

Lave qualquer ferida que acumula pus ou outro exsudato. Use uma seringa limpa com água esterilizada para lavar todos os resíduos da ferida, então absorva a água com gaze. Apenas 60 ml ou menos de água será suficiente para a maioria das feridas.

Passo 4

Trate a ferida com um creme ou spray anti-séptico. Bacitracina ou Neosporin são boas escolhas. Apenas uma ou duas gotas de creme ou um pouco de spray será suficiente - o objetivo é cobrir, não abafar, a ferida. Certifique-se de que a ferida está úmida, mas não molhada.

Passo 5

Coloque uma bandagem na ferida, usando um curativo que é respirável.

Passo 6

Verifique a ferida a cada quatro horas. Substitua o curativo, absorva qualquer exsudato novo e verifique o andamento da maceração. Se a condição da ferida se deteriorar, procure assistência médica.

Mais recentes

×