Por que meu cacto está ficando marrom?
Siri Stafford/Stockbyte/Getty Images
A melhor forma de evitar que seu cacto fique marrom é garantir que seu ambiente seja propício para o crescimento de uma planta saudável. Observe e procure pestes e doenças antes de expor o cacto a outras plantas. Forneça solo fofo, limpo e bem drenado. Regue pouco e não o afogue.
Raiz podre
Se a base do seu cacto está ficando marrom e as manchas são de cor amarelo suave, este pode ser um sinal de raízes podres. Plantas nesta situação são difíceis de ser salvas porque os danos se iniciam dentro do cacto e vão até a parte externa, de modo que os sintomas normalmente não são notados até que o apodrecimento esteja avançado. Pare de regar plantas que estão começando a ficar podres e tente replantá-las em um solo bem drenado. Você pode tentar salvar aquelas em estágio avançado cortando todos os sinais de apodrecimento juntamente com parte do tecido saudável que o rodeia para garantir que os danos não se espalhem. Utilize uma faca limpa e desinfete-a com álcool entre os cortes. Aplique enxofre em pó nos vãos. Excesso de água ou raízes danificadas podem levar ao apodrecimento.
Insetos-escama
Os insetos-escama são pequenos e parecem pontos marrons nos cactos, por causa de suas conchas duras que servem como cobertura. Esses animais se alimentam da seiva das plantas, enfraquecendo e dando uma aparência amarelada aos cactos. Borrife-os com água para remover os insetos ou lave com uma solução fraca de detergente. Utilize malatião em infestações maiores. Também é possível eliminar os insetos-escama passando um cotonete embebido em óleo para horticultura em cada um. Isto interrompe seu fornecimento de ar e os sufoca.
Ácaros
Os ácaros vermelhos são insetos tão pequenos que é mais fácil procurar suas teias do que a eles próprios. Os sintomas incluem pontos brancos que se tornam enferrujados e normalmente aparecem por cima da planta. Se não houver tratamento, os ácaros podem matar seu cacto depois de comer toda a camada externa do tecido. Regue as plantas de cima e com força para remover os insetos. Inseticidas podem ser utilizados em infestações maiores.
Desfolhamento
A aparição de tecidos firmes, marrons e semelhantes a cascas logo abaixo do solo de uma planta outrora saudável é sinal de desfolhamento e faz parte do processo natural de envelhecimento. Ele sempre se inicia na base do cacto e se move para cima. Se a parte marrom começar no topo e descer, é sinal de queimaduras de sol ou de algum outro problema.
Queimaduras de sol
Problemas mais leves relativos a queimaduras de sol aparecem como uma descoloração branca, normalmente na parte de cima, que está exposta. Casos graves surgem como fortes cicatrizes marrons na superfície queimada. Cactos assim ficarão com danos permanentes. Se sua planta possui apenas descoloração branca, é possível salvá-la ao transferi-la para a sombra. Cactos que não estão acostumados a ficar ao sol devem ser aclimatados por meio da exposição crescente, a princípio por períodos curtos até chegar a algumas semanas sem interrupção. Algumas espécies nunca devem ficar ao sol por todo o dia.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Lani Thompson began writing in 1987 as a journalist for the "Pequawket Valley News." In 1993 she became managing editor of the "Independent Observer" in East Stoneham, Maine. Thompson also developed and produced the "Clan Thompson Celiac Pocketguides" for people with celiac disease. She attended the University of New Hampshire.
Créditos Fotográficos
Siri Stafford/Stockbyte/Getty Images