Como salvar uma árvore de citrus que está morrendo

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Antes de poder salvar sua árvore de citrus, você precisa determinar porque ela está doente. Exitem muitas razões para ela estar enferma, como infestação de insetos, falta de cuidados e condições impróprias de desenvolvimento. A doença que afeta uma espécies de citrus não irá necessariamente afetar outras. Se depois de inspecionar sua árvore cuidadosamente e tomar as medidas o problema não se resolver, você poderá precisar chamar um especialista ou remover a árvore e plantar outra no lugar.

Passo 1

Remova a grama e as plantas daninhas ao redor da árvore. O excesso de vegetação pode abrigar insetos e roubar água e nutrientes da árvore.

Passo 2

Remova os arbustos e plantas de sombra da área ao redor da árvore. Ela precisa de sol pleno para se desenvolver.

Passo 3

Pode a árvore. Remova os ramos ladrão que crescem nas áreas abaixo da cicatriz do enxerto e ao redor da base da árvore; eles roubam a água e nutrientes da árvore, mas não produzem frutos.

Passo 4

Regue bem sua árvore, as plantas de citrus precisam de muita água, principalmente no verão.

Passo 5

Melhore a drenagem ao redor da planta, caso o solo retenha água. As árvores de citrus precisam de boa drenagem ou elas desenvolverão podridão de raiz ou outras infecções fúngicas.

Passo 6

Coloque cobertura morta ao redor da base da árvore para prevenir plantas daninhas, mas não cubra o tronco pois isso pode causar podridão.

Passo 7

Aplique fungicida se observar sinais de que sua árvore está lesionada. As lesões podem ser causadas por feridas na planta, que permitem a entrada dos fungos.

Passo 8

Misture esterco de vaca ou cavalo no solo ao redor da base da árvore, isso irá enriquecer com nutrientes e melhorar a drenagem.

Passo 9

Aplique fertilizantes formulados para árvores de citrus no final do verão e do inverno. Regue bem antes da aplicação para evitar queima de raízes.

Passo 10

Trate qualquer doença que encontrar na sua árvore de citrus com o tratamento adequado. Por exemplo, a podridão marrom causa queda dos frutos maduros ou em amadurecimento, parte do tratamento é remover os frutos afetados e podar os galhos mais baixos.

Passo 11

Verifique se sua árvore e seus frutos possuem danos causados por insetos. Implemente o tratamento correto para insetos. Por exemplo use o predador natural Trichogramma platneri para controlar o inseto Amrobia.

Mais recentes

×