Como cacular o volume de um oval

••• the calculator image by Ilja Mašík from Fotolia.com

Encontrar o volume de um objeto oval, como uma caçarola, é fácil. Encha-o de água, despeje a água num copo de medida e veja as marcações. Entretanto, se você tem um cocho oval para cavalos, essa solução deixa de ser prática. Quando a quantia for grande demais para copos de medida, você precisará aplicar um pouco de geometria básica. Você precisará de uma calculadora se não tiver facilidade com matemática. Caso você tenha esquecido das suas aulas de geometria no colegial, pi = 3,14.

Passo 1

Encontre o raio de cada dimensão dividindo a medida pela metade. Se a largura for quatro, o raio será dois. Se a profundidade for seis, o raio será três, etc.

Passo 2

Anote suas respostas num pedaço de papel. Identifique-as como r1, r2 e r3. Não é necessário uma ordem específica de identificação contanto que você tenha as três medidas.

Passo 3

Digite o seguinte na sua calculadora: 4 / 3 * 3.14 * r1 * r2 * r3 =. Ao apertar a tecla =, sua resposta aparecerá na tela. Substitua os número que você anotou no 2º passo por r1, r2 e r3. Nesta fórmula o " / " é usado para representar o sinal de divisão e o " * " para o sinal de multiplicação.

Mais recentes

×