Como converter metros cúbicos de placas de madeira em metros lineares
Thinkstock/Comstock/Getty Images
A madeira serrada é geralmente vendida em metros cúbicos, que é um valor que não corresponde ao comprimento linear da madeira. Por exemplo, uma placa que tenha as medidas de 2 cm x 50 cm x 2 m possui apenas 0,02 m³, embora tenha um comprimento linear de dois metros. Uma placa com 10 cm x 100 cm x 3 m possui um volume de 0,3 m³ e um comprimento linear de três metros. É importante realizar a conversão da medida em metros cúbicos para o comprimento linear durante a aquisição de madeira serrada.
Step 1
Anote o volume da madeira serrada em metros cúbicos. Esse número é geralmente fornecido no ato da compra, mas também pode ser encontrado ao dividir o valor pago pelo custo do metro cúbico da madeira. Lembre-se de que pode ser difícil encontrar esse valor, pois ele não corresponde ao comprimento linear.
Step 2
Meça a largura e a espessura das placas utilizando uma fita métrica e multiplique esses valores. Por exemplo, se a placa possuir 10 cm de largura e 10 cm de espessura, o resultado será 100 cm². Se a placa possuir 10 cm de largura e 40 cm de largura, o resultado será 400 cm².
Step 3
Divida 100 pelo valor obtido no Passo 2 para encontrar o multiplicador. Por exemplo, se o número encontrado foi três, o multiplicador será 33,33. Se o número encontrado foi 18, o multiplicador será 5,55 .
Step 4
Multiplique o número de metros cúbicos encontrado no Passo 1 pelo valor encontrado no Passo 2. Esse será o comprimento linear de suas placas em metros.
Sobre o Autor
Nate Brown has been writing about California, economics and music for more than five years. He holds a Master of Science in economic history from the London School of Economics and a Bachelor of Arts in international political economy from University of California, Berkeley. Brown's work has appeared in "The Beaver."
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images