Cães: como remover manchas de sujeira
Comstock/Comstock/Getty Images
Até os mais delicados e frágeis cães, ocasionalmente, são vítimas das manchas de sujeira. Rolar pela lama, brincar no parque ou só andar pelo quintal permite uma ampla oportunidade para que a sujeira adira e manche o pelo. Enquanto essas manchas são uma questão estética, os grandes amontoados podem, de uma forma dolorida, puxar o pelo e a pele do cão. Ao invés de gastar muito dinheiro em pet shops, os donos mais decididos podem enfrentar essa situação em casa mesmo, gastando muito menos. Simples ferramentas serão utilizadas e estão disponíveis na maioria dos pet shops.
Step 1
Escove seu cão. Esse procedimento permite a remoção de amontados maiores de sujeira e partículas, fazendo a limpeza subsequente ainda mais fácil. Use uma escova moderadamente dura ou uma que seja de cerdas firmes. Escovadas mais suaves, normalmente, não são fortes o suficiente para remover as sujeiras mais pesadas.
Step 2
Desembarace quaisquer aglomerações de pelos com a sua própria mão. Os fios ao redor das manchas e dos amontoados podem ficar embaraçados e retorcidos, provocando dor e dificultando a remoção. Use um pente ou uma lâmina própria para essa finalidade para trabalhar os nós.
Step 3
Coloque o cachorro no local para tomar banho. Fale com calma e em tons suaves, se ele tiver medo de água.
Step 4
Com água fria, molhe todo o pelo. A água quente ou morna retira ainda mais os óleos naturais da pelagem, esses que são necessários para a prevenção da pele ressecada, além de manter a saúde da pelagem do animal. A água gelada é desconfortável e ainda introduz um risco do cão pegar alguma doença, como um resfriado, especialmente nos meses mais frios.
Step 5
Ensaboe o animal usando um sabão ou um shampoo formulado para cães. Se você possui um cachorro branco, use um produto que possua uma fórmula própria para essa cor de pele, reduzindo a aparência da mancha. Trabalhe, faça bastante espuma e, gentilmente, massageie o shampoo por toda a pelagem. Foque nas áreas mais manchadas.
Step 6
Enxágue o animal com água fria (não gelada). Remova todos os resíduos de sabão e shampoo. Talvez sejam necessários vários enxágues para a remoção completa dos traços de espuma.
Step 7
Se a mancha persistir, escove e enxágue novamente as áreas manchadas. Retire o cão da área de tomar banho e seque-o totalmente com uma toalha.
Referências
- "Clinical Textbook for Veterinary Technicians"; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009 [em inglês]
- "The Stone Guide to Dog Grooming for All Breeds"; Ben Stone, Pearl Stone; 1981 [em inglês]
- "Grooming Manual for the Dog and Cat";Sue Dallas, Diana North, Joanne Angus; 2006 [em inglês]
- "Ultimate Dog Grooming"; Eileen Geeson, Barbara Vetter, Lia Whitmore; 2004 [em inglês]
Recursos
Dica
- Faça com que a hora do banho seja o mais prazerosa possível para o animal. Uma experiência ruim transforma as lavagens futuras em uma verdadeira batalha. Evite gritar ou demonstrar sua frustração. Ofereça uma guloseima quando a mancha for removida com sucesso.
Advertência
- Evite lavar demais seu cachorro. Isso retira os óleos naturais da pele e dos pelos, levando a problemas como coceira, ressecamento e uma pelagem sem brilho e frágil. Dê um banho entre duas a quatro semanas. Se precisar remover uma mancha entre os banhos, use um shampoo a seco, que não precise de enxágue.
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images