×
Loading ...

Cães: como remover manchas de sujeira

Até os mais delicados e frágeis cães, ocasionalmente, são vítimas das manchas de sujeira. Rolar pela lama, brincar no parque ou só andar pelo quintal permite uma ampla oportunidade para que a sujeira adira e manche o pelo. Enquanto essas manchas são uma questão estética, os grandes amontoados podem, de uma forma dolorida, puxar o pelo e a pele do cão. Ao invés de gastar muito dinheiro em pet shops, os donos mais decididos podem enfrentar essa situação em casa mesmo, gastando muito menos. Simples ferramentas serão utilizadas e estão disponíveis na maioria dos pet shops.

Instruções

Faça com que a hora do banho seja prazerosa, facilitando a remoção de manchas futuras (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escove seu cão. Esse procedimento permite a remoção de amontados maiores de sujeira e partículas, fazendo a limpeza subsequente ainda mais fácil. Use uma escova moderadamente dura ou uma que seja de cerdas firmes. Escovadas mais suaves, normalmente, não são fortes o suficiente para remover as sujeiras mais pesadas.

    Loading...
  2. Desembarace quaisquer aglomerações de pelos com a sua própria mão. Os fios ao redor das manchas e dos amontoados podem ficar embaraçados e retorcidos, provocando dor e dificultando a remoção. Use um pente ou uma lâmina própria para essa finalidade para trabalhar os nós.

  3. Coloque o cachorro no local para tomar banho. Fale com calma e em tons suaves, se ele tiver medo de água.

  4. Com água fria, molhe todo o pelo. A água quente ou morna retira ainda mais os óleos naturais da pelagem, esses que são necessários para a prevenção da pele ressecada, além de manter a saúde da pelagem do animal. A água gelada é desconfortável e ainda introduz um risco do cão pegar alguma doença, como um resfriado, especialmente nos meses mais frios.

  5. Ensaboe o animal usando um sabão ou um shampoo formulado para cães. Se você possui um cachorro branco, use um produto que possua uma fórmula própria para essa cor de pele, reduzindo a aparência da mancha. Trabalhe, faça bastante espuma e, gentilmente, massageie o shampoo por toda a pelagem. Foque nas áreas mais manchadas.

  6. Enxágue o animal com água fria (não gelada). Remova todos os resíduos de sabão e shampoo. Talvez sejam necessários vários enxágues para a remoção completa dos traços de espuma.

  7. Se a mancha persistir, escove e enxágue novamente as áreas manchadas. Retire o cão da área de tomar banho e seque-o totalmente com uma toalha.

Loading...

Dicas

  • Faça com que a hora do banho seja o mais prazerosa possível para o animal. Uma experiência ruim transforma as lavagens futuras em uma verdadeira batalha. Evite gritar ou demonstrar sua frustração. Ofereça uma guloseima quando a mancha for removida com sucesso.

Aviso

  • Evite lavar demais seu cachorro. Isso retira os óleos naturais da pele e dos pelos, levando a problemas como coceira, ressecamento e uma pelagem sem brilho e frágil. Dê um banho entre duas a quatro semanas. Se precisar remover uma mancha entre os banhos, use um shampoo a seco, que não precise de enxágue.

O que você precisa

  • Escova para cachorro
  • Pente especial para animais ou uma lâmina
  • Local para dar banho
  • Shampoo de cachorro
  • Toalha

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...