Como tratar o ressecamento de nariz dos cães

••• Gabriel Garcia/Demand Media

O nariz molhado é um sinal de que o cachorro está feliz e saudável, mas é perfeitamente normal que fique ressecado de vez em quando. Considere o nariz do cão como a mão humana: cães o usam para investigar o mundo ao seu redor e é sempre a primeira parte do seu corpo que inicia o contato. Umidade, queimaduras solares, vento e temperatura do corpo podem afetar a hidratação. Se o nariz ficar seco por um longo período e você notar o início de rachaduras, uma simples aplicação de lubrificante deve ajudar seu cão.

Passo 1

Delicadamente, lave o nariz do seu cachorro com um sabão suave. Pet shops vendem produtos seguros para esse uso específico, por isso evite usar sabonetes humanos excessivamente fortes, já que podem irritar o nariz. Seque suavemente.

Passo 2

Aplique um lubrificante, como vaselina ou um hidratante leve no nariz do seu cão. Cuidado para não aplicar grandes quantidades, pois o cão lamberá o nariz durante todo o dia e a ingestão desses produtos podem causar irritação do estômago e diarreia. Compre o hidratante em uma pet shop confiável, determinados produtos humanos pode causar reações alérgicas. Repita esse passo à noite, quando é menos provável que o cão lamba seu nariz.

Passo 3

Forneça bastante água para manter seu cão hidratado. A desidratação agrava o problema.

Passo 4

Fique de olho em seu cão nos próximos dias. Se perceber piora no ressecamento, corrimento nasal, diarreia e vômitos, perda de pigmentação na área do nariz, ou aumento de queimaduras solares, leve seu cão ao veterinário. Esses podem ser sinais de doença ou problema de pele.

Mais recentes

×