Como tratar o ressecamento de nariz dos cães
Gabriel Garcia/Demand Media
O nariz molhado é um sinal de que o cachorro está feliz e saudável, mas é perfeitamente normal que fique ressecado de vez em quando. Considere o nariz do cão como a mão humana: cães o usam para investigar o mundo ao seu redor e é sempre a primeira parte do seu corpo que inicia o contato. Umidade, queimaduras solares, vento e temperatura do corpo podem afetar a hidratação. Se o nariz ficar seco por um longo período e você notar o início de rachaduras, uma simples aplicação de lubrificante deve ajudar seu cão.
Step 1
Delicadamente, lave o nariz do seu cachorro com um sabão suave. Pet shops vendem produtos seguros para esse uso específico, por isso evite usar sabonetes humanos excessivamente fortes, já que podem irritar o nariz. Seque suavemente.
Step 2
Aplique um lubrificante, como vaselina ou um hidratante leve no nariz do seu cão. Cuidado para não aplicar grandes quantidades, pois o cão lamberá o nariz durante todo o dia e a ingestão desses produtos podem causar irritação do estômago e diarreia. Compre o hidratante em uma pet shop confiável, determinados produtos humanos pode causar reações alérgicas. Repita esse passo à noite, quando é menos provável que o cão lamba seu nariz.
Step 3
Forneça bastante água para manter seu cão hidratado. A desidratação agrava o problema.
Step 4
Fique de olho em seu cão nos próximos dias. Se perceber piora no ressecamento, corrimento nasal, diarreia e vômitos, perda de pigmentação na área do nariz, ou aumento de queimaduras solares, leve seu cão ao veterinário. Esses podem ser sinais de doença ou problema de pele.
Dica
- Pesquise problemas comuns à raça de seu cão para ter uma ideia sobre o que procurar e métodos de prevenção.
- Se o seu cão for mantido fora durante o dia, certifique-se de que haja uma área com sombra em seu quintal para ele escapar do sol.
Advertência
- Se você notar uma mudança de atitude, energia ou saúde no cão, leve-o ao veterinário. O nariz seco raramente é um grande problema, mas preste atenção a outros sinais que podem apontar problemas mais graves.
Sobre o Autor
John Smith began writing back in 2003. Smith is a technology writer currently living in Lansing, Mich. His articles have appeared in online publications including PC World and IGN, where he specializes in mobile apps for both Android and iOS.
Créditos Fotográficos
Gabriel Garcia/Demand Media