Como tosar pastores alemães de pelo longo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os pastores alemães possuem uma pelagem de camada dupla, sendo a camada superior macia e a inferior grossa e espessa. Essa raça troca seu subpelo uma ou duas vezes por ano, e isso geralmente resulta em tufos massivos de pelos em todo o mobiliário ou presos nos tapetes da casa. Os pastores de chilo e outros pastores alemães de pelagem longa são particularmente propensos a queda excessiva de fios. No entanto, o cuidado e a tosa regular não só ajudam esses cães em climas quentes, como também mantêm sua casa relativamente livre dos pelos.

Passo 1

Banhe seu cão mensalmente. Banhar seu cão com muita freqüência pode causar ressecamento da pele, mas banhos ocasionais ajudará a manter a pelagem saudável. Se o seu pastor alemão tiver problemas com pele seca ou irritada, use um xampu de aveia, que possui propriedades que acalmam a pele.

Passo 2

Durante os meses de verão escove o seu cão diariamente. Isso ajuda a evitar os tufos de pelo embaraçado e remove a pele morta que fica presa na pelagem do seu animal. Durante o inverno ou quando o animal não estiver perdendo muitos pelos, escove-o uma vez por semana ou sempre que notar que há algum nós de fios emaranhados.

Passo 3

Use um pente removedor para retirar os pelos soltos de seu cão. Passe os dedos na pelagem antes de usar o pente. Isso ajuda a prevenir puxões muito fortes, uma das coisas que os cães mais odeiam durante o processo.

Passo 4

Tose a pelagem de seu animal usando uma tesoura de corte. Penteie o pelo da raiz às pontas e faça o pente de guia para ajudá-lo na tarefa. Já que os pastores alemães de pelagem comprida não podem tomar banhos com tanta frequência, a tosa manterá a pelagem limpa.

Mais recentes

×