O que fazer com cães que estão roucos?

••• Comstock/Comstock/Getty Images

É natural que os cães latam. Mas ocasionalmente você pode notar que seu cão desenvolveu um latido rouco ou áspero. Há várias causas para rouquidão canina. Algumas você pode tratar em casa, outras já requerem o cuidado de um veterinário.

Latido prolongado

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Existem vários motivos para um cão latir por um longo período de tempo. Filhotes deixados em cestos pela primeira vez podem experienciar ansiedade e latir por horas. O latido prolongado pode causar irritação na garganta assim como rouquidão. Um agrado calmante, como um cubo de gelo ou um brinquedo de mastigar congelado pode ajudar a acalmar a rouquidão. Deixar que seu cão descanse deve aliviar o problema dentro de alguns dias.

Doenças

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Cachorros, assim como humanos, podem contrair infecções do sistema respiratório superior e doenças comuns como laringite e faringite. Essas doenças podem causar a rouquidão canina. Se os sintomas continuarem por mais de alguns dias, ou se o cão tiver dificuldade em respirar, consulte um veterinário.

Obstruções

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Se você perceber que seu cão está com dificuldade de respirar ou engolir, ele pode estar com uma obstrução da garganta por algum objeto estranho. Uma via respiratória comprimida pode causar latidos roucos e chiados. Se possível, olhe dentro da garganta do cachorro para determinar onde está a obstrução, como um pedaço de presente, uma massa ou acúmulo de muco. Uma visita ao veterinário é provavelmente a melhor ideia para este tipo de problema em particular.

Tosse de canil

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Cachorros são particularmente propensos à tosse de canil, também chamada de traqueobronquite infecciosa e bordetella. Essa doença causa tosse seca, que, assim como latidos prolongados, pode causar rouquidão no cachorro. Como o resfriado comum nas crianças humanas, a tosse de canil por entre os cães é altamente contagiosa. Se você suspeitar que seu cão a contraiu, leve-o ao veterinário. Para casos leves, supressores de tosse canina estão disponíveis. Se a doença já tiver presente em um período de tempo avançado, são recomendados antibióticos. Há vacinas para a tosse de canil.

Mais recentes

×