Como caixas VAV funcionam?

VAV -- Volume de Ar Variável

window air conditioner image by Aaron Kohr from Fotolia.com

Caixa de volume de ar variável (VAV) é uma parte de um sistema de condicionamento de ar. Está localizada no interior do mecanismo de tubo. Foi feita para controlar o fluxo de ar para uma área específica, chamada de "zona".

O VAV regula o volume de ar para a zona através da abertura ou fechamento do controle de umidade ("damper"), controlando assim a quantidade de ar-condicionado direcionado para a zona. Cada zona de um edifício tem um termostato que controla a VAV, informando-a quando abrir ou fechar o "damper" com base nas necessidades da zona.

O que é uma caixa VAV?

Peças da caixa VAV

A caixa VAV tradicional contém várias peças necessárias para a operação. A cobertura é a caixa exterior ou casca, normalmente feita de aço de calibre 22 galvanizado. A entrada é a ligação com o duto que vem da unidade de tratamento de ar. A saída é a ligação ao ducto que conduz à zona. Dentro é o controle de umidade, ou a porta de metal que abre ou fecha para controlar a quantidade de fluxo de ar necessário. O "damper" é controlado automaticamente por um motor, controlado por um termostato. Termostato é colocado na zona do VAV, detectando a temperatura ambiente e instruindo o VAV para abrir ou fechar. Este controla a quantidade de ar condicionado que entra na zona.

Tipos de caixa VAV

Existem três tipos de caixas VAV: tradicional, movido por ventilador e VAV com reaquecimento. A caixa VAV tradicional consiste numa caixa VAV com um "damper" integrado, controlado por termostato. Este é o tipo mais básico de caixa VAV. O VAV movido por ventilador é construído da mesma maneira que o tradicional, mas também contém um ventilador, ativado quando a superfície atinge a temperatura ideal ou quando o "damper" estiver 50% fechado. Ele fornece uma circulação adicional de ar, quando há uma menor demanda para o ar condicionado. O VAV com reaquecimento também é construída da mesma forma que o VAV tradicional, mas contém uma bobina elétrica projetada para reaquecer o ar, quando o "damper" atinge uma posição pré-determinada. Essa característica permite o aquecimento na zona especifica em vez de ter de aquecer todo o edifício.

Utilidades para caixas VAV

As caixas VAV são normalmente feitas para utilização em sistemas de maiores dimensões, em que as necessidades de arrefecimento podem variar em cada zona do edifício. O sistema tem uma unidade de tratamento de ar e muitas caixas VAV, permitindo um grau de controle maior do que um sistema mais simples. Com a capacidade de executar o sistema de forma parcial, quando não em uso, ou para ter maior nível de controle de sala independente, a caixa VAV é usada ​​em uma variedade de locais, incluindo lojas de varejo, auditórios, espaços de escritórios e algumas casas maiores.

eHow Brasil
×