×
Loading ...

Diferenças entre uma válvula globo e de gaveta

De acordo com a Associação de Fabricantes de Válvula dos Estados Unidos, uma válvula é um dispositivo mecânico que liga, desliga, regula, modula ou isola a taxa, o volume, a pressão ou a direção de líquidos, gases, lodos ou materiais secos. Isso pode ocorrer através de uma tubulação, rampa ou passagem semelhante. A válvula globo e as de gaveta são dois dos tipos de válvulas mais comuns usadas na atualidade.

Dois tipos mais comuns de válvulas são a válvula globo e a de gaveta (valve 2 image by askthegeek from Fotolia.com)

História

Apesar da história da válvula provavelmente ser tão antiga a ponto dos gregos e os egípcios usarem válvulas primitivas para auxiliar no fornecimento de água para consumo público e irrigação de plantações, foram os romanos que utilizaram esses dispositivos pela primeira vez em seus sistemas de encanamentos mais sofisticados. Eles foram capazes de fornecer água para edifícios individuais e usar plugues interruptores e válvulas de retenção para evitar o refluxo. Durante o Renascimento e, principalmente, a Revolução Industrial, o uso das válvulas tornou-se mais proeminente e necessário.

Loading...

Tipos

Os dois principais tipos de válvulas são as válvulas de bloqueio ou de isolamento, que são usadas ​​para desligar ou regular o fluxo de fluido, e as válvulas de retenção, que impedem o refluxo de fluido. As válvulas globo e de gaveta, juntamente com a válvula borboleta e esfera, são consideradas válvulas de bloqueio por serem utilizadas tanto para parar como para regular o fluxo de fluido, além de serem controladas pelo movimento da haste da válvula.

Uso

As válvulas podem variar em tamanho de uma fração de 2,5 cm a 9 m de diâmetro e podem ser simples válvulas de bronze ou válvulas de controle de sistema de refrigeração mais precisas e altamente sofisticadas, construídas a partir de ligas metálicas exóticas, como as usadas em reatores nucleares. Esses dispositivos são utilizados para controlar os gases mais finos, produtos químicos altamente corrosivos, vapor de água sobreaquecido, pastas abrasivas, gases tóxicos e materiais radioativos. Embora uma válvula globo possa ser utilizada tanto como um dispositivo de ligar e desligar como de fechar, uma válvula de gaveta é projetada para ser ligada ou desligada, não sendo projetada para uma regulação de fluxo.

Válvula globo

Uma válvula globo tem esse nove devido à forma globular do seu corpo, sendo a válvula mais frequentemente usada. As aberturas de entrada e saída do corpo da válvula podem ser dispostas de várias maneiras diferentes, dependendo da sua utilização. As configurações mais comuns são o fluxo direto, o fluxo de ângulo e o fluxo cruzado. A válvula globo utiliza um plugue cônico, que se move para dentro e fora do fluido, causando uma restrição de fluxo e uma queda de pressão, podendo ser usado com um elevado grau de precisão.

Válvula de gaveta

O nome válvula de gaveta deriva do fato de que a parte da válvula que controla o fluxo do líquido é similar à de uma abertura e fecho de uma gaveta. Esse dispositivo deve ser utilizado totalmente aberto ou totalmente fechado, não sendo uma boa válvula para controlar a pressão devido ao seu modelo. Essa válvula pode ser danificada devido ao líquido que flui contra a gaveta parcialmente fechada. Elas empregam uma haste ascendente, com a gaveta indo para cima e para baixo na haste da válvula, ou uma não ascendente, em que tanto a haste como a gaveta sobem e descem juntas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...