Como calcular o valor de uma ação preferencial

••• Stock Market image by Paul Heasman from Fotolia.com

As ações preferenciais são diferentes de ações ordinárias em duas formas principais. A primeira é que os pagamentos de dividendos sobre ações preferenciais são sempre pagos antes dos pagamentos de dividendos sobre ações ordinárias. A segunda é que os detentores de ações preferenciais têm prioridade sobre os titulares de ações ordinárias se os ativos da empresa nunca foram liquidados. Por causa dessas diferenças, o cálculo do valor das ações preferenciais é ligeiramente diferente do cálculo do valor das ações ordinárias.

Passo 1

Reúna as informações necessárias. Você vai precisar saber o valor nominal da ação, a taxa de dividendo preferencial e a taxa de retorno exigida. O valor nominal é a quantidade de dinheiro que os investidores contribuíram no momento em que as ações foram emitidas. A taxa de dividendo preferencial é a quantidade de dinheiro pago ao acionista em intervalos regulares e geralmente representa uma percentagem fixa do valor nominal.

Passo 2

Multiplique o valor nominal pela taxa de dividendo. Por exemplo, se você tivesse ações preferenciais com um valor nominal de R$ 50 dólares e uma taxa de dividendo de 9%, você multiplicaria 50 por 0,09 para obter 4,5.

Passo 3

Divida o resultado pela taxa de retorno exigida. O quociente é o valor das ações preferenciais. Continuando com o exemplo do passo dois e supondo que a taxa de retorno exigida foi de 10%, nós iriamos dividir 4,5 por 0,10 para obter um valor final de 45 reais.

Mais recentes

×