Como calcular o ângulo de uma escada exterior

••• wooden steps image by Aaron Kohr from Fotolia.com

Para, determinar o ângulo de uma escada exterior, devemos calcular a altura de cada degrau, assim como o comprimento total da escada, o que é um processo razoavelmente simples. Com esses dados à mão, calcular o ângulo será rápido e fácil.

Passo 1

Meça a distância entre o nível do solo e o topo da escada, registrando a altura em centímetros.

Passo 2

Divida a altura total por 16,5 cm para determinar quantos degraus serão necessários para concluir este projeto. Por exemplo, se você tem uma altura de 275 cm, divida 275 por 6,5 e concluirá que escada deve ter um número total de 16,666 degraus. Como é impossível construir 0,666 de um degrau, chegamos à conclusão que a escada deve ter 17 degraus.

Passo 3

Multiplique o número total de degraus pela profundidade deles, sendo a profundidade padrão de 27,94 cm. Para o exemplo dado, você deve multiplicar 17 por 27,94 cm, obtendo um comprimento total de 474,98 cm.

Passo 4

Divida a altura total, medida no Passo 1, pelo número de degraus calculados a partir do Passo 2. Por exemplo, se você tem 17 degraus para cobrir uma altura 275 cm, cada degrau deve ter 16,17 cm. Coloque o marcador na altura medida.

Passo 5

Amarre o barbante à base de uma vara de madeira e cole a outra extremidade ao topo da escada. Ajuste o triângulo no ângulo criado pelo barbante na base da vara de madeira.

Mais recentes

×