Como calcular o comprimento do corrimão de uma escada espiral

••• spiral staircase image by Alison Bowden from Fotolia.com

As escadas em espiral podem oferecer um acesso elegante para o piso superior de sua casa com os requisitos mínimos de espaço. Ao desenhar uma escada em espiral, você poderá encontrar dificuldade em calcular o comprimento necessário do corrimão, uma vez que se trata de um espiral helicoidal. No entanto, isso pode ser calculado com apenas algumas variáveis, como o raio da escada e a altura para o próximo andar.

Passo 1

Meça o raio da escada usando a fita métrica. O raio é a distância do centro da coluna de suporte até a extremidade da escada.

Passo 2

Meça a altura da escada usando as mesmas unidades utilizadas para o raio. Essa medida deve ser a distância entre o chão, até o nível do piso superior. Também é possível medir a distância vertical entre a parte inferior do corrimão até o topo do corrimão. No entanto, uma vez que a altura do corrimão seja uniforme, isto resultará na mesma medida, porém é mais difícil de medir.

Passo 3

Utilizar a equação:

Comprimento do corrimão = raiz quadrada de [(Altura ^ 2 + (2 * pi * Raio) ^ 2)]

Nesta equação, "pi" é uma constante de 3,14, e a notação "^2" significa que o número está sendo elevado ao quadrado. Esse cálculo também assume uma rotação completa da escada, o que é comum.

Mais recentes

×